Apresentação da Revista Brasileira de Agroecologia
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v1i1.48922Resumo
Estamos iniciando uma nova fase da Agroecologia Brasileira. Após uma caminhada de persistência e de resistência, em todas as regiões brasileiras surgiram grupos de pessoas dedicadas à consolidação da Agroecologia no Brasil como base científica, e na seqüência aos Congressos Brasileiros de Agroecologia, que em 2006 terá sua quarta realização, em Belo Horizonte, de 21 a 23 de novembro, ficou claro que precisávamos de uma sociedade científica que garantisse o espaço necessário para que a Agroecologia no Brasil passasse a ser reconhecida academicamente e que ao mesmo tempo tivesse a função de estimular a integração entre esta academia e os movimentos sociais e organizações que há muito tempo dedicam-se à defesa de formas sustentáveis de agricultura, que reconheçam a importância das suas diferentes dimensões. Nesse sentido, no final de 2004 foi criada a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), que em 2005 buscou organizar-se nacionalmente e assumir este papel. Em 2006 a ABA-Agroecologia definiu como prioridade o lançamento de uma revista de divulgação de conhecimento científico em Agroecologia, nos moldes do seu Congresso, já reconhecido como espaço de discussão acadêmico e social.Assim, é com a maior das expectativas de que estamos contribuindo definitivamente com o avanço do conhecimento em Agroecologia, no Brasil e no mundo, que a Revista Brasileira de Agroecologia está sendo lançada. Pretendemos ser um veículo de informação e integração no campo da Agroecologia, destinados a todos os pesquisadores, estudiosos e praticantes que se dedicam à busca de formas sustentáveis de agricultura e ao desenvolvimento rural sustentável. Esperamos as contribuições de todos, não apenas com seus trabalhos, mas também nos ajudando a aprimorar e a divulgar este veículo, que é de todos e que precisa da participação dos que acreditam em num futuro eqüitativo, participativo e sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.