O MUTIRÃO DE RELAÇÕES AGROOECOLÓGICAS DO NÚCLEO APÊTE-CAAPUÃ: TECENDO REDES NA REGIÃO SOROCABANA.
Palavras-chave:
transição agroecológica, construção do conhecimento, extensão.Resumo
O Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã (NAAC) é um coletivo de pesquisa e extensão universitária da UFSCar, campus Sorocaba, que atua junto a agricultores, instituições públicas, privadas e movimentos sociais na Região Sorocabana, com o objetivo de promover uma agricultura de base ecológica e contribuir para que agricultores familiares tenham vida digna, saudável, com bem-estar e renda, a partir dos princípios da Agroecologia enquanto ciência, prática e movimento. Muitas ações têm sido realizadas, como eventos regionais, campanhas, cursos, feiras, pesquisas científicas e atividades de extensão, valorizando aspirações da população local. Desde 2009, alcançamos diversosobjetivos, aproximando a universidade com a realidade da agricultura familiar, semeando a Agroecologia como alternativa na produção de alimentos, além da formação técnica e política de membros do NAAC. A meta do núcleo é apoiar a transição agroecológica no território e seu fortalecimento em redes, com atores que contribuam com troca de experiência e aprendizado, a nível regional e nacional. Por isso, trabalha-se em mutirão, no qual cada um contribui com seus conhecimentos e sentimentos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Agroecologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.