A Expansão Capitalista na Agricultura e as Estratégias de Re (Criação) do Campesinato
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v11i3.49912Palavras-chave:
Questão agrária, Campesinato, Capitalismo, Luta de classesResumo
Este texto participa das discussões sobre a complexidade da questão agrária, advinda do avanço do capital sobre a agricultura, em que ocorreram profundas transformações, principalmente quanto ao controle e domínio dos meios de produção. Dentre essas transformações identificam-se duas formas de fazer agricultura: o jeito camponês e o jeito empresarial. Trata-se de formas distintas que se efetivam nas disputas por recursos naturais e humanos e ocupam os territórios com lógicas totalmente diferentes. As análises dos autores seminais e contemporâneos contribuem para ampliar e aprofundar a compreensão referente aos diversos desdobramentos entre o capital e o campesinato num contexto de luta de classes. A atualidade da questão agrária demonstra a necessidade em avançar com as pesquisas para verificar de que maneira o capital continua se desenvolvendo na agricultura e qual a função e a importância do campesinato com o seu jeito próprio de fazer agricultura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.