A CIÊNCIA DOS POVOS TRADICIONAIS COMO FONTE DE CURA E DE COOPERAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i4.23389Palavras-chave:
Saberes tradicionais, Alimentação, SaúdeResumo
Neste trabalho buscamos trazer ao conhecimento, a importância dos recursos vegetais como parte do acervo de saberes e práticas dos povos e comunidades tradicionais na região do Baixo Tocantins, nordeste do Pará, Brasil. No estudo, abordamos uma situação concreta na qual se verificam as estratégias de enfrentamento aos sintomas da Covid-19, por meio do uso de recursos vegetais e alimentação. A pesquisa se insere num projeto maior, iniciada em 2018, cujo objetivo é entender como grandes empreendimentos e os desastres ambientais que eles provocam, afetam a autonomia e qualidade alimentar de ribeirinhos, pescadores artesanais, extrativistas e quilombolas, distribuídos em áreas de várzeas e terra firme da referida região. Para desenvolver o objetivo realizamos pesquisa etnográfica, com abordagem quanti-qualitativa em 24 comunidades dos municípios de Abaetetuba, Igarapé Miri, Limoeiro do Ajuru e Moju, nos quais selecionamos 86 pessoas com sintomas da doença. Os dados da análise permitem conhecer a sociobiodiversidade e confirmam a importância da mandioca e demais recursos vegetais na dieta alimentar e na saúde coletiva, os quais contribuem para a sustentabilidade e atualização de uma cultura ecológica, coerente com suas necessidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.