SABERES E PRÁTICAS TRADICIONAIS DA EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE Carapa guianenses Abul. (ANDIROBA) EM ÁREA DE VÁRZEA DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI, PA
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i3.23165Palavras-chave:
Extrativismo, Amazonia, Produtos não madeireirosResumo
O presente estudo objetivou descrever os processos de extração tradicional do óleo de Carapa guianensis Aubl. (andiroba) em Projetos de Assentamentos Agroextrativistas (PAEX) das várzeas do Município de Igarapé-Miri, PA. Os dados foram obtidos por meio de questionários estruturados e semiestruturado com 14 pessoas que trabalham com andiroba em 4 PAEX - ilhas Mamangal, Mutirão, Jarembú e Buçu. A extração do óleo de andiroba é realizada por 10 dos 14 entrevistados - e consiste em dois métodos artesanais: extração em superfície inclinada e no tipiti. O processo de extração de óleo envolve três etapas: coleta e seleção das sementes, preparo da massa e a extração do óleo. O óleo é destinado ao uso familiar, seguidos de doação e venda, os preços variam entre R$ 10,00 a R$ 40,00. A atividade de extração do óleo é uma alternativa viável de renda aos extrativistas, possui grande potencial para promover o desenvolvimento local e possibilitar renda a esses trabalhadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.