Calibração das condições de implantação nos vimais no Planalto Sul Catarinense
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v6i1.49176Palavras-chave:
Salix x rubens, sistema de cultivo, método de avaliaçãoResumo
O vime contribui para a manutenção de mais de 1.400 unidades produtivas familiares no Planalto Sul Catarinense. A espécie tradicionalmente utilizada é o Salix x rubens, que apresenta boa aceitação entre os produtores. Esses, porém, reclamam do declínio das lavouras e da elevada taxa de ramificação do vime produzido. O presente trabalho avaliou as condições de implantação e a produtividade dos vimais dessa região. A aplicação do método adaptado de SUMMER & FARINA (1986) aos dados coletados nas lavouras de vime permitiu o estabelecimento de regiões de insuficiência, balanço e excesso para as principais características de implantação das lavouras. O adensamento e a redução do tamanho da estaca no plantio, que vem ocorrendo na região, estão reduzindo a longevidade dos vimais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.