Adoção das práticas de conservação on farm e melhoramento participativo pelos produtores de urucum no município de Vitória da Conquista – BA.

Autores

  • Sandro do Nascimento Silva Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitoria da Conquista, Vitória da Conquista/BA, Brasil,
  • Cláudio Lúcio Fernandes Amaral Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Tiyoko Nair Hojo Rebouças Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Otoniel Magalhães Morais Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v5i1.49080

Palavras-chave:

Germoplama, Corante Natural, conservação

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar as práticas da conservação on farm e do melhoramento participativo adotadas pelos produtores de urucum no município de Vitória da Conquista – BA. Foram realizadas visitas prévias com intuito de estabelecer um rapport entre os informantes, sendo entrevistados 14 produtores de urucum, para isto, foram utilizados formulários semi-estruturados que versavam sobre questões de adoção das práticas de conservação, bem como do melhoramento participativo do urucueiro. Foi utilizado a metodologia de “bola de neve” e os dados obtidos foram complementados por outros informantes utilizando o efeito de inclusão progressiva, foi utilizado também o critério da exaustividade que consiste em parar o pesquisa à medida que as respostas foram se repetindo. Constatou-se que a cultura do urucum incrementa a renda dos produtores das localidades visitadas e que ocorre conservação on farm da variedade Peruana Paulista. A variedade Bico de Pato encontra-se em processo de erosão genética pela baixíssima aceitabilidade entre os produtores pesquisados. Ocorre também o fluxo de sementes de urucum entre os produtores, o que caracteriza o melhoramento participativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-05-20

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.