Presença de Trichoderma spp. em composto e suas características para o controle de fitopatógenos.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v5i1.49077Palavras-chave:
Plaqueamento direto, controle biológico, compostagem, Trichoderma asperellum, Hypocrea lixiiResumo
Composto processado artesanalmente pode ser uma fonte Trichoderma spp. O presente trabalho visou isolar Trichoderma spp. de composto de uma semana, um e dois anos de maturação e do solo e verificar características úteis dos mesmos para o controle biológico de fitopatógenos. Oito isolados de Trichoderma spp. foram obtidos por plaqueamento direto e comparados a Trichoderma de formulação comercial (TC) quanto ao crescimento micelial e esporulação em BDA. Para avaliar o crescimento dos antagonistas frente a patógenos, inicialmente os 8 isolados e TC, foram confrontados com Sclerotinia sclerotiorum. Em seguida, apenas o isolado (M2) do composto de dois anos e o TC foram confrontados com S. sclerotiorum, Rhizoctonia sp. e Fusarium solani. O crescimento micelial entre isolados do composto e do solo foram semelhantes. Isolados do composto de um ano apresentaram a maior esporulação. O isolado do composto de dois anos competiu melhor que TC frente aos patógenos. A competição por espaço e nutrientes é um possível mecanismo de ação de biocontrole.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Agroecologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.