Desempenho de extratos aquosos de Solanum fastigiatum var. acicularium Dunal. (Solanaceae) no controle de Brevicoryne brassicae Linnaeus (Homoptera: Aphididae)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v5i1.49074Palavras-chave:
inseticida botânico, Solanum sp., pulgão-da-couveResumo
O objetivo principal do presente trabalho foi investigar a eficiência de extratos de jurubeba (Solanum fastigiatum var. acicularium) no controle biológico do pulgão-da-couve (Brevicoryne brassicae) em cultivo experimental de couve (Brassicae olereaceae var. acephala). Para a elaboração dos extratos foram utilizadas folhas da planta maceradas e submetidas à técnica de extração a quente por decocção, sendo os extratos pulverizados nos cultivos após o resfriamento. O delineamento experimental foi feito em blocos ao acaso, com 10 repetições, sendo que cada parcela constou de uma linha de cultura com 20 plantas e as avaliações realizadas a cada 10 dias contando o número de pulgões vivos. Os resultados indicaram que houve uma diferença significativa (P < 0,0001) entre o número de pulgões observados nas plantas controle e naquelas que receberam tratamento com os extratos, demonstrando a eficiência dos extratos da planta (S. fastigiatum var. acicularium) no controle biológico do pulgão-da-couve (B. brassicae).Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Agroecologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.