Prática de textos e leitura crítica como estratégias na pandemia da COVID-19:
uma metodologia discursiva a partir das Redes Pragmáticas
DOI:
https://doi.org/10.35956/v.24.n1.2024.p.182-200Palavras-chave:
Estudos Críticos do Discurso, COVID-19, Prática de Textos Discursivamente Orientada, Redes Pragmáticas, Tecnologia digital e ensinoResumo
Por sua natureza difusa, os textos são um meio essencial para a reflexão acerca do mundo em que se vive. Articular e pôr em prática maneiras de canalizar seu poder a direções cidadãs – especialmente, em tempos de crise – pode, pois, tornar-se sinônimo de contribuição fértil para a transformação social. O intento deste artigo é destacar o processo de interação com os textos, partindo da leitura crítica como meio de aproximação entre os Estudos Críticos do Discurso e ações materiais de defesa da cidadania; ademais, compartilhamos a experiência de aplicação da análise de discurso no contexto da prática de texto como ferramenta de ação crítico-reflexiva. Desse modo, dentro da perspectiva das Redes Pragmáticas, apresentamos a Prática de Textos Discursivamente Orientada: uma metodologia de orientação cidadã-transformacional, aplicada ao contexto de sala de aula reconfigurada para o trabalho remoto, mandatório durante o auge da pandemia da COVID-19 no Brasil.
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