El Ser y el Hacer del DIRCOM
un análisis en la perspectiva del discurso
Palavras-chave:
identidade. competência estratégica. referentes políticos.frentes de ação. poder hegemônico.Resumo
Este artigo apresenta duas teses alusivas ao ser e ao fazer do diretor de comunicações no cenário corporativo, e se organiza em três partes. Na primeira, delimita-se a perspectiva teórica e metodológica adotada, enfatizando duas noções-chave: discurso e sujeito. Na segunda, sustenta-se a tese que alude à constituição da identidade do comunicador corporativo sob a suposição de que esta se exerce no meio de forças antagônicas e se constitui a partir de dois referentes políticos: identidade e cultura, por um lado, e imagem corporativa, pelo outro. Num terceiro momento, desenvolve-se a tese: a ação do comunicador é, em essência, uma prática política. Finalmente, o texto esboça algumas conclusões.
Downloads
Referências
BENVENISTE, E. (1979). Problemas de Lingüística General II. México: Siglo XXI.
CHILTON, P. & SCHÄFFNER, Ch. (2000). Discurso y Política. En Teun A van Dijk. El discurso como interacción social, vol. 2, pp. 297-329. Barcelona: Gedisa.
COSTA, R. & MOZEJKO, D. T. (2001). El discurso como práctica. Buenos Aires:HomoSapiens.
COSTA, J. (2001). Imagen Corporativa en el Siglo XXI. Buenos Aires: Ediciones la Crujía.
FERNÁNDEZ, L. (2002). La política de Aristóteles. En Obras Clásicas del PensamientoPolítico, pp. 13-45. Grupo Praxis. Calí: Universidad del Valle.
FOUCAULT, M. (1970). Arqueología del saber. México: Siglo XXI.LACLAU, E. (1990). La imposibilidad de la sociedad. En Nuevas Reflexiones sobre larealidad de nuestro tiempo, pp.103-107. Buenos Aires: Nueva Visión.
LACLAU, E. & MOUFFE, Ch. (1987). Hegemonía y estrategia socialista. Hacia unaradicalización de la democracia. Madrid: Siglo XXI.
MUMBY, D. & CLAIR, R. (2000). El discurso en las organizaciones. En Teun A. vanDijk. El discurso como interacción social, vol. 2, pp. 263-296. Barcelona: Gedisa.
VAN DIJK, T. A. (1999) Ideología. Una aproximación multidisciplinaria. Barcelona: Gedisa.
VAN DIJK, T. A. (Comp.) (2000). El discurso como interacción en la sociedad. EnTeun A. van Dijk. El discurso como interacción social, vol. 2, pp.19-66. Barcelona:Gedisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e a publicação inicial nesta revista.