La canción vallenata como acto discursivo
Palavras-chave:
canção “vallenatal”. realidade discursiva. imaginário.Resumo
Este artigo gira em torno da construção subjetiva da realidade no genero discursivo chamado canção “vallenata”. Se parte da descrição dos seres mencionados em tais canções e de sua incidência na recreação de alguns imaginários culturais próprios da Costa Caribe colombiana. Muitos de estes imaginários tem que ver com as relações sentimentais de parelha, as quais são presentes nas canções desde a perspectiva exclusivamente masculina dos compositores. Também mostram uma concepção própria da felicidade, a amizade, o convite, os costumes, as suas opiniãos religiosas e os valores culturais e humanos da região. Esta respresentação da realidade que aparece na canção “vallenata” não somente tem que ver com a recreação de um “mundo social” específico da parte dos compositores, mas também com o desejo ou a vontade da gente desta região colombana de ser percebida como diferente.
Downloads
Referências
BERIAIN, J. (1990). Representaciones colectivas y proyecto de modernidad. Barcelona: Anthropos.
BOURDIEU, P. (1982). Ce que parler veut dire. Paris: Fayard.
CASTILLO ZAPATA, R. (1993). Fenomenología del bolero (3ª. ed.). Caracas: Monte Ávila Latinoamericana.
CASTORIADIS, C. (1997). Ontología de la creación (J. Malaver, trad.). Santafé de Bogotá: Ensayo y error (Original francés, compilación de textos publicados entre 1989 y 1993).
CHARAUDEAU, P. (1992). Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Hachette.
ESCAMILLA, J. (1998). Fundamentos semiolingüísticos de la actividad discursiva. Barranquilla: Universidad del Atlántico.
ESCAMILLA, J., MORALES, E. y HENRY, G. (2004). La canción vallenata como acto discursivo. Barranquilla: Universidad del Atlántico.
ESCAMILLA, J., MORALES, E. y HENRY, G. (1992). El lirismo y la narratividad como proyectos discursivos de la canción vallenata. Revista Huellas No. 38. Barranquilla: Uninorte.
GARCÃA CANCLINI, N. (1990). Culturas híbridas. Estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalbo.
HAENSCH, G. y WERNER, R. (1993). Nuevo diccionario de colombianismos. Tomo 1. Santafé de Bogotá: Instituto Caro y Cuervo.
KOTTAK, C. (1994[1993]). Antropología. Una exploración de la diversidad humana con temas de la cultura hispana. Madrid: McGraw-Hill.
POSADA, C. (1986). Canción vallenata y tradición oral. Medellín: Universidad de Antioquia.
THOMAS, F. (1994). Los estragos del amor. Bogotá: Universidad Nacional.
VAN DIJK, T. (1999[1998]). Ideología. Una aproximación multidisciplinaria. Barcelona: Gedisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e a publicação inicial nesta revista.