Os discursos presentes nas estratégias de criação do “Novo Mineirão”

modernização e tradição no jogo que acontece fora das quatro linhas

Autores

Palavras-chave:

tradição. modernização. futebol. discurso.

Resumo

Objetivamos analisar os discursos presentes nas propostas de modernização do Novo Mineirão, um dos estádios-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para tanto, atemo-nos, em especial, às relações estabelecidas entre as noções de modernização e tradição, encontradas, especialmente, nos seguintes documentos: Estádios de Futebol: recomendações e requisitos técnicos (2011), Planejamento Estratégico Integrado (2010), e cartilha Mineirão entre os melhores do mundo (2012). Destacamos a junção do tradicional ao moderno como elemento crucial nas tentativas de legitimar as transformações operadas no estádio e, sobretudo, conferir certo status valorativo às mudanças, ao se produzir um apelo à memória e a uma identidade coletiva alcançada, paradoxalmente, pela preservação da tradição via modernização. Percebemos o moderno, termo recorrente nos documentos, como o contrário da tradição que não se deseja, enquanto outras são selecionadas para manter o elo identitário com o novo estádio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mestre e Doutoranda do Programa de PósGraduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Membro do GEFuT ”“ UFMG (Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas) e da Secretaria de Minas Gerais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Atualmente, desenvolve pesquisas relacionadas à história do futebol em Minas Gerais.

Graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Brasil. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador e docente do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG, tutor do PET Educação Física e Lazer e coordenador do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, futebol, torcedor e Educação Física.

Referências

Anastasia, A. 2010. [Disponível em: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app= transparenciacopa2014&lang=pt_BR&pg=9841&tax=29326]. Mensagens. In Planejamento Estratégico Integrado. Prefeitura de Belo Horizonte; Governo do Estado de Minas Gerais, p.2. [Consulta: 15 de outubro de 2013]

Anastasia, A. 2012. [Disponível em: www.minasarena.com.br]. Viva o novo Mineirão!. In Governo do Estado de Minas Gerais. Mineirão entre os melhores do mundo, p. 3. [Consulta: 15 de outubro de 2013]

Barra, R. 2012. [Disponível em: www.minasarena.com.br]. E a bola vai rolar... In Governo do Estado de Minas Gerais. Mineirão entre os melhores do mundo, p.9. [Consulta: 15 de outubro de 2013]

Baudrillard, J. 2007. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70.

Blatter, J. 2011. Mensagem do presidente da FIFA. In Fédération Internationale de Football Association. Estádios de futebol: recomendações e requisitos técnicos, p. 7. Zurique: FIFA Editora.

Canclini, N. G. 2008. Culturas híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Carvalho, M. V. 2012. Moderno, modernidade, modernização: polissemias e pregnâncias. In N. Gil et. al (Orgs.). Moderno, modernidade, modernização: a educação nos projetos de Brasil ”“ séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Mazza Edições.

Charaudeau, P. 2005. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In M.A.L. Pauliukonis e S. Gavazzi (Orgs.). Da língua ao discurso. Reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna.

Charaudeau, P. 2006. Discurso político (F. Komesu e D.F. Cruz, Trad). São Paulo: Contexto.

Cornelsen, E. e Ferreira, L. Silva, M. 2012. Apresentação. Esporte, literatura e cultura. Aletria. Revista de Estudos de Literatura, 22, 2: 7-9.

Da Matta, R. (ed.) 1982. Universo do futebol. Rio de Janeiro: Pinakotheke.

Hall, S. 2006. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG.

Lacerda, M. 2010. [Disponível em: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal& app=transparenciacopa2014&lang=pt_BR&pg=9841&tax=29326]. Mensagens. In Planejamento Estratégico Integrado. Prefeitura de Belo Horizonte; Governo do Estado de Minas Gerais, p.3. [Consulta: 15 de outubro de 2013].

Lacerda, T. 2012. [Disponível em: www.minasarena.com.br]. Um presente aos mineiros. In Governo do Estado de Minas Gerais. Cartilha Mineirão entre os melhores do mundo, p. 7. [Consulta: 15 de outubro de 2013].

Le Goff, J. 2003. História e memória. Campinas: Unicamp.

Maingueneau, D. 1998. Termos-chave da análise do discurso (M.V. Barbosa e M.E.A.T. Lima, Trad.). Belo Horizonte: Editora UFMG.

Minas Arena e Governo do Estado de Minas Gerais 2012. Cartilha Mineirão entre os melhores do mundo. Belo Horizonte.

Miranda, I. G. e Merladet, F. D. 2013. Os impactos dos megaeventos nos trabalhadores informais e precários. Estudo de caso dos barraqueiros do Mineirão. In P. Branco e P. Casaleiro (orgs.). Atas do Colóquio Internacional Direito(s) e desigualdades, pp.67-75. Coimbra: Universidade da Coimbra.

Neves, A. 2012. [Disponível em: www.minasarena.com.br]. Novo Mineirão: um gol de placa. In Governo do Estado de Minas Gerais. Mineirão entre os melhores do mundo, p.5. [Consulta: 15 de outubro de 2013].

Prefeitura de Belo Horizonte; Governo do Estado de Minas Gerais 2010. [Disponível em: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do? even to=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=transparenciacopa201 4&lang=pt_BR&pg=9841&tax=29326]. Planejamento Estratégico Integrado. [Consulta: 15 de outubro de 2013].

Solís, M.C.M. 2013. Los géneros desde uma perspectiva socio enunciativa. La noción de contexto integrado. Revista Latino Americana de Estudos do Discurso, 13, 2: 21-40. Valcke, J. 2011. Uma palavra do secretário geral da FIFA. In Fédération Internationale de Football Association. Estádios de futebol: recomendações e requisitos técnicos, p.9. Zurique: FIFA Editora.

Wisnik, J. M. 2008. Veneno remédio. O futebol e o Brasil. São Paulo: Cia das letras.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Sarah Teixeira Soutto, & Sílvio Ricardo da. (2020). Os discursos presentes nas estratégias de criação do “Novo Mineirão”: modernização e tradição no jogo que acontece fora das quatro linhas. RALED, 14(2), 57–77. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33359

Edição

Seção

Artigos