Discursos na atividade do professor

práticas de linguagem no e sobre o trabalho docente

Autores

  • Ernani César de Freitas
  • Débora Facin

Palavras-chave:

ergologia. linguagem e trabalho. cenografia. ethos discursivo.

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar a cenografia e o ethosdiscursivo, na situação de enunciação, de docentes entrevistados e integrantes do grupo focal pesquisado. A abordagem teórica é de base enunciativo-discursiva da linguagem com ênfase aos conceitos de cenografia e de ethos (Maingueneau 1997, 2001, 2008a, 2008b, 2010) mediante interface com a perspectiva ergológica (Schwartz 1997, 2002, 2010a, 2010b) e a linguagem no e sobre o trabalho (Nouroudine 2002, Souza-e-Silva, 2002). O corpus de pesquisa constituiu-se de entrevistas não estruturadas realizadas por meio da técnica de aplicação grupo focal, com professores do ensino fundamental de uma escola pública. As cenografias construídas nas práticas linguageiras dos docentes pesquisados revelam vários ethé como imagens de si: submisso, engajado, desmotivado, humanitário.

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Biografia do Autor

Ernani César de Freitas

Doutor em Letras pela PUCRS, com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL); pesquisador nas áreas Linguagem e Trabalho, Semântica Argumentativa, Semiolinguística; professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF); professor do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS. Integra a Asociación Latinoamericada de Estudios DelDiscurso (ALED) e o Grupo de Trabalho Linguagem, Enunciação e Trabalho vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL).

Débora Facin

Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo; Mestra em Letras (UPF); Especialista em Linguística e Ensino pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó); Especialista em Produção e Revisão de Textos pela Unochapecó; bolsista Capes.

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Freitas, E. C. de ., & Facin, D. . (2020). Discursos na atividade do professor: práticas de linguagem no e sobre o trabalho docente. RALED, 15(1), 23–40. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33300

Edição

Seção

Artigos