El tarot como discurso de contestación en la caricaturista venezolana Rayma
Palavras-chave:
análise crítica do discurso. discurso multimodal. humor editorial. discurso de contestação. tarô. RAYMA.Resumo
O incidente do dia 07 de janeiro de 2015, quando dois fanáticos religiosos armados entraram nos escritórios da Charlie Hebdo em Paris matando onze pessoas e ferindo muitos outros (principalmente cartunistas e jornalistas) volta a pôr em evidência que não há “nada mais devastador” do que o humor. Proponho um estudo que combina a análise crítica do discurso (Fairclough 1995, 2001, van Dijk 2000, 2011), a teoria sobre os discursos multimodais (Kress e van Leeuwen 2001, 2006) e as contribuições da teoria geral do humor verbal (Attardo 1994, Ruiz Gurillo 2012) de uma série de 27 charges publicadas entre 2 e 30 de Maio de 2014, no jornal El Universal (Caracas, Venezuela) sob o título “Rayma en Tarot ...”. Elas apareceram no clima de protestos estudantis contra o governo do presidente Nicolas Maduro e a subsequente resposta repressiva. A caricatura, que em si mesma é um gênero conotativo, se exponencia quando o cartunista assume a posição de necromante e, seu discurso, a função de adivinhação do tarô. Para este fim, ele usa os personagens oriundos da arte da adivinhação e os adapta à s suas vinhetas, e desvendar seu significado exigirá uma hermenêutica que o caricaturista revelaria apenas mediante a relação divinatória país-leitor. As conclusões deste estudo serão orientadas à s características e função de contestação do discurso da caricatura editorial.
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