Perfil identitário do egresso do curso de pedagogia

metáforas e deslizamentos de sentido

Palavras-chave:

pedagogia. formação docente. análise de discurso. metáfora.

Resumo

O artigo analisa, nas metáforas utilizadas por egressos acerca da formação no curso de Licenciatura em Pedagogia (Universidade Federal do Pará, Brasil), a produção de um perfil identitário do pedagogo. A partir da noção de metáfora como figura do discurso (Charaudeau e Maingueneau 2000), foram demarcados nichos metafóricos (Vereza 2010) os quais apresentam como regularidades discursivas a relação entre teoria e prática, a formação teórica de enfoque crítico e geral, assim como a aprendizagem em contexto. O perfil do pedagogo se desenha nos deslizamentos de sentido entre as exigências de um saber técnico não encontrado durante o processo formativo, um saber téorico ainda desvinculado dos fazeres docentes e as aprendizagens produzidas durante o curso no enfrentamento das condições adversas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Charaudeau, P. e Maingueneau, D. 2002. Dicionário de análise de discurso. São Paulo: Contexto.

Foucault. M. 1986. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Freire, P. 1977. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.

Freire, P. 1997. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Orlandi, E. 2001. Análise de discurso: princípios e fundamentos. Campinas, SP: Pontes.

Pêcheux, M. 2010. Análise automática do discurso. Campinas: Editora da Unicamp.

Sánchez Vásquez, A. 2007. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular.

Souza, N. C. 2015. Discurso, saberes e identidade do pedagogo: memórias dos egressos do curso de Pedagogia da interiorização da UFPA/Marabá. 2015. 193 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia). Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia. Unifesspa, Marabá.

Vereza, S. C. 2010. O locus da metáfora: linguagem, pensamento e discurso. Cadernos de Letras da Universidade Federal Fluminense - Dossiê: Letras e Cognição 41: 199-212.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Perfil identitário do egresso do curso de pedagogia: metáforas e deslizamentos de sentido. (2020). RALED, 16(2), 9–23. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33236