Emoção e cognição

multimodalidade argumentativa em discursos de conscientização de preservação e conservação da água

Autores

  • Priscilla Chantal Duarte Silva
  • Maria Clotilde Almeida
  • Gláucio Marcelino Marques
  • Ricardo Luiz Perez Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.20.n1.2020.p.97-119

Palavras-chave:

emoção. multimodalidade. cognição. argumentação. discurso midiático. sustentabilidade.

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar como as emoções atuam como ferramentas argumentativas, por meio da multimodalidade, a partir dos discursos em propagandas governamentais e publicidades. Selecionam-se propagandas e publicidades, publicadas na Web, voltadas para a temática de sustentabilidade para composição de corpus. Adota-se, a partir de uma pesquisa de análise multimodal de orientação cognitiva, o viés teórico da emoção no discurso segundo Amossy (2012), que discute como a natureza das emoções situa-se no discurso e na argumentação; as razões da emoção de Plantin (2010) para discutir como é possível argumentar emoções e de que forma as representações pathêmicas podem aparecer no discurso midiático para Charaudeau (2010) e os critérios de análise multimodal de Forceville (2009) para identificar os mapeamentos metafóricos entre o modo verbal e o visual. Os resultados apontam que a emoção da comoção sobre a relevância da água, como fonte de vida, é o principal mecanismo estratégico e argumentativo.

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Biografia do Autor

Priscilla Chantal Duarte Silva

Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Itajubá, na área de Comunicação e Expressão e Metodologia de Pesquisa, nas Engenharias. Graduou-se em Letras com Habilitação em Português / Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), obteve título de Mestre em Linguística e Língua Portuguesa (bolsista CAPES) pela mesma instituição (2008). Em seu mestrado, estudou, na Análise do discurso e na Filosofia da Linguagem, a intencionalidade da mente com um enfoque na in tencionalidade discursiva em charges políticas, visando identificar a direcionalidade semântica nesse gênero textual. Em 2013, concluiu doutoramento em Linguística e Língua Portuguesa, também pela PUC-MG, investigando a relação da leitura com os processos mnemônicos, em

Maria Clotilde Almeida

Professora no programa de Comunicação e Cultura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutora em Linguística, Universidade de Lisboa, 1997), pesquisadora sênior do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, tem ensinado disciplinas orientadas ao discurso em graduação e pós-graduação (cursos de mestrado e doutorado) na Faculdade de Artes e Ciências Humanas da Universidade de Lisboa desde 1982. Também lecionou pós-graduação curso de tradução no Instituto Politécnico de Macau-China (2014) e participou em ensino de intercâmbio em linguística com as universidades de Bolonha e Hannover (2000 e 2001). Em 2020, ele participará como Professor Visitante no Mestrado em Inglês Avançado Estudos (Linguística Cognitiva e Literatura e Educação Bilíngue) na Universidade de Córdoba- Espanha. Atualmente, é pesquisadora convidada de “Black Box-Arts and Cognition” e “Cognitio Complex” (coord. Por Hugo Mari) -PUC Minas-Brasil. Ao longo dos anos, ela desenvolveu sua pesquisa no domínio da Linguística Cognitiva (CL).

Gláucio Marcelino Marques

Professor da Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira onde ministra as disciplinas de Manejo de bacias Hidrográficas, Recuperação de Áreas Degradadas, Gestão Ambiental no Curso de Engenharia Ambiental. Possuí Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1997) ,Mestrado em Economia, Planejamento, Administração, Política e Otimização Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2003) , Doutorado em Economia, Planejamento, Administração, Política e Otimização Florestal, com ênfase em Economia e Administração Florestal pela Universidade Federal de Viçosa(2014) e Pós Doutorado no Programa Mineiro de Pós Doutorado (PMPD/FAPEMIG). Atuou como Professor Doutor e Pesquisador da Universidade Federal do Piauí e no Curso Engenharia Ambiental na Faculdade de Viçosa- MGAtuou como Técnico/Engenheiro Florestal nas Empresas Suzano, Cenibra Florestal e Aracruz Celulose (Fibria),Prefeitura Municipal de João Monlevade, Dendrus Projetos Ambientais e Florestais. Revisor das revistas Floram (Floresta e Ambiente-UFRRJ), Árvore (UFV) e Nativa (UFMT).

Ricardo Luiz Perez Teixeira

Professor adjunto na Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, Curso de Engenharia dos Materiais. Doutor em Ciências, Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) com doutorado em cotutela em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2011), Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Professor de magistério superior pela Universidade Federal de Itajubá campus avançado de Itabira para cursos envolvendo materiais metálicos e compósitos (2013).

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Silva, P. C. D. ., Almeida, M. C. ., Marques, G. M. ., & Teixeira, R. L. P. . (2020). Emoção e cognição: multimodalidade argumentativa em discursos de conscientização de preservação e conservação da água. RALED, 20(1), 97–119. https://doi.org/10.35956/v.20.n1.2020.p.97-119

Edição

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Artigos