Emoção e cognição
multimodalidade argumentativa em discursos de conscientização de preservação e conservação da água
DOI:
https://doi.org/10.35956/v.20.n1.2020.p.97-119Palavras-chave:
emoção. multimodalidade. cognição. argumentação. discurso midiático. sustentabilidade.Resumo
O objetivo deste estudo é investigar como as emoções atuam como ferramentas argumentativas, por meio da multimodalidade, a partir dos discursos em propagandas governamentais e publicidades. Selecionam-se propagandas e publicidades, publicadas na Web, voltadas para a temática de sustentabilidade para composição de corpus. Adota-se, a partir de uma pesquisa de análise multimodal de orientação cognitiva, o viés teórico da emoção no discurso segundo Amossy (2012), que discute como a natureza das emoções situa-se no discurso e na argumentação; as razões da emoção de Plantin (2010) para discutir como é possível argumentar emoções e de que forma as representações pathêmicas podem aparecer no discurso midiático para Charaudeau (2010) e os critérios de análise multimodal de Forceville (2009) para identificar os mapeamentos metafóricos entre o modo verbal e o visual. Os resultados apontam que a emoção da comoção sobre a relevância da água, como fonte de vida, é o principal mecanismo estratégico e argumentativo.
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