Descripción de un género multimodal desde una perspectiva local: el libro álbum en un corpus chileno

el libro álbum en un corpus chileno

Autores

  • Carmen Luz Maturana Universidad Católica de Chile

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.21.n1.2021.p.190-212

Palavras-chave:

Gênero do discurso. Etapas do gênero. Variáveis de registro. Livro-álbum. Multimodalidade, Teoria de Gênero e Registro

Resumo

A pesquisa define as etapas e o propósito do gênero livro-álbum, a partir de um corpus de seis cópias chilenas. Esse gênero multimodal tem sido considerado fundamental para o desenvolvimento de processos efetivos de alfabetização infantil e para a transmissão de ideologia coberta e encoberta, pois transmite mensagens que representam o mundo e valores sociais dominantes. Nessa perspectiva, é essencial incorporar a conexão com as histórias no nível mais micro territorial, com a intenção de estabelecer conexões entre o estudo do mundo nas práticas sociais e em suas representações específicas. A conformação multimodal é observada em relação aos modos envolvidos no corpus, mas não a sistemas específicos. Além disso, a variável de modo torna-se relevante, pois permite que a ensamble seja feita. Finalmente, o conteúdo verbal é atenuado por significados visuais, que tiram textos do realismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Eggins, S. 1994. An Introduction to Systemic Functional Linguistics. Londres: Pinter Publishers.

Eggins, S. 2004. An Introduction to Systemic Functional Linguistics. Londres/Nueva York:

Bloomsbury Academic.

Eggins, S. y Martin, J. 2000. Géneros y registros del discurso. En T. van Dijk (Ed.). El discurso

como estructura y proceso, pp. 335–371. Barcelona: Gedisa.

Frattini, F. 2012. La verdad sobre las sirenas. Santiago: Pehuén.

Halliday, M.A.K. 1978. Language as Social Semiotic. Londres: Edward Arnold.

Halliday, M.A.K. 1982. El lenguaje como semiótica social. México: Fondo de Cultura Económica.

Halliday, M.A.K. 1985a. An Introduction to Functional Grammar. Londres: Edward Arnold.

Halliday, M.A.K. 1985b. Context of situation. En M.A.K. Halliday y R. Hasan (Eds.). Language,

Context and Text, pp. 3-14. Australia: Deakin University Press.

Halliday, M.A.K. y Matthiessen, C. 2004. An Introduction to Functional Grammar. Londres:

Edward Arnold.

Halliday, M.A.K. 2014. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. Londres /Nueva

York: Routledge.

Kandisnky, W. 1911/1989. De lo espiritual en el arte. Puebla, México: Premia

Kress, G. y van Leeuwen, T. 2002. Colour as a semiotic mode. Visual Communication 1, 3: 343-

http://vcj.sagepub.com/content/1/3/343.short?rss=1&ssource=mfc

Kress, G. y an Leeuwen, T. 2006. Reading Images: The Grammar of Visual Design, Londres: Nueva

York: Routledge.

Lemke, J. L. 1995. Textual Politics: discourse and social dynamics. Londres: Taylor and Francis.

Martin, J. R. 1984. Language, Register and Genre. En F. Christie (Ed.). Children Writing: Reader,

pp. 21-30. Australia: Deakin University Press.

Martin, J. R. 2012. Genre Studies (Vol 3). En Collected Works of J. R. Martin. Wang Zhenhua

(Ed.). Shanghai: Shanghai Jiatong University Press.

Martin, J. R. 2010. Semantic variation: modelling realization, instantiation and individuation in

social semiosis. En M. Bednarek y J. R. Martin (Eds.). New discourse on language: functional perspectives

on multimodality, identity, and affiliation, pp 1-34. Londres: Continuum.

Martin, J. R. y Rose, D. 2007. Working with Discourse. Londres: Continuum.

Martin, J. R. y Rose, D. 2008. Genre Relations: Mapping culture. Londres: Equinox.

Martin, J. R. y White, P.R.R. 2005. The Language of Evaluation. Nueva York: Palgrave Macmillan.

Naciones Unidas. 2018. La Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible: una oportunidad

para América Latina y el Caribe. Santiago: Naciones Unidas.

OCDE. 2012. [Disponible en línea en http://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/46962580.pdf ]

Pisa 2012 Financial Literacy Assessment Framework

O’Halloran, K. 2012. Análisis del discurso multimodal. ALED 12,1: 79-97.

Painter, C., Martin, J. y Unsworth, L. 2013. Reading Visual Narratives. UK/USA: Equinox.

Poynton, C. 1985. Language and Gender: Making the Difference. Australia: Deakin University Press.

RAE. 2009. Nueva gramática de la lengua española. Madrid: Espasa.

Rose, D. y Martin, J. R. 2012. Learning to Write, Reading to Learn. UK, USA: Equinox.

Schwarzhaupt, D. 2013. Tot. Santiago: Gata Gorda.

Van Leeuwen, T. 2012. The Language of Colour. Londres y Nueva York: Routledge.

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Maturana, C. L. (2021). Descripción de un género multimodal desde una perspectiva local: el libro álbum en un corpus chileno: el libro álbum en un corpus chileno. RALED, 21(1), 190–212. https://doi.org/10.35956/v.21.n1.2021.p.190-212

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.