Leitura de Barraco

a semente da leitura, o discurso e os movimentos do sujeito

Auteurs-es

Mots-clés :

leitura. discurso. biblioteca. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.

Résumé

Inseridas no âmbito dos estudos sobre a socialização do conhecimento, a biblioteca e a perspectiva discursiva, que entende o gesto de ler como construção polissêmica de sentidos, as questões abordadas neste artigo têm como foco as concepções de leitura. Deste modo, apresenta algumas das maneiras possíveis de significar o gesto de ler, destacando aquelas fixadas pelo discurso pedagógico e as que são dadas pela Análise do Discurso francesa. Através da análise discursiva de depoimentos, colhidos em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra onde foi desenvolvido o projeto “Leitura de Barraco”, observamos a emergência de outros significados para a leitura, marcados por efeitos polissêmicos e fecundos sobre sementes, terras e colheitas.

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Aluno do curso de Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Bolsista Iniciação Científica (PIBIC/ CNPq).

Graduada em Ciências da Informação e da Documentação e aluna do Mestrado em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Bolsista de Mestrado (FAPESP).

Profa. Dra. do Curso de Ciências da Informação e da Documentação e da Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Bolsista do CNPQ. (FFCLRP/USP). Docente da Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e da Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP/USP e da Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. Área do trabalho: Teoria e Análise Lingüísticas; Análise do Discurso

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Publié-e

2020-10-19

Comment citer

Adenilson, Ludmila, & Lucíla Maria Sousa. (2020). Leitura de Barraco: a semente da leitura, o discurso e os movimentos do sujeito. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 7(2), 5–20. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33609

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