Sobre as possibilidades de negação na imagem e alguns desdobramentos teórico-analíticos
Mots-clés :
negação. imagem. representação. metáfora. simbolização.Résumé
Este artigo examina, de maneira crítica, a afirmação de que a negação seria impossível de ser representada na imagem (Henry 1992, Herrenschmidt 2007) e analisa duas cenas do filme Praia do Futuro (Aïnouz 2014) destacando as marcas significantes que produzem efeitos de negação na imagem cinematográfica. Essas análises se sustentam no pressuposto discursivo de que o sentido não está preestabelecido, mas é produzido nas relações do simbólico com o político (Pêcheux 2002 [1983]). Paralelamente, o conceito de representação e os modos de articulação da linguagem (sintagma e paradigma, metáfora e metonímia, sintoma e desejo) são considerados sob o ponto de vista discursivo a fim de compreender como se cruzam os modos de dizer e o que se diz de fato ou o que se deixa de dizer (formulação, textualidade, simbolização) na constituição dos sentidos de negação nos diversos sistemas simbólicos.
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