Text practice and critical reading as strategies in the COVID-19 pandemic: a discursive methodology based on Pragmatic Networks

uma metodologia discursiva a partir das Redes Pragmáticas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.24.n1.2024.p.182-200

Keywords:

Critical Discourse Studies, COVID-19, Critical Discourse Studies-Driven Text Practice, Pragmatic Networks, Digital technology and education

Abstract

Regarding their diffuse nature, texts are an essential means for look sharply to the world in which we live. Articulating and putting them into practice ways of channeling their power towards citizen leadership – especially in times of crisis – it is possible to take texts as synonymous of fertile contribution to social transformation. The intention of this article is to highlight the process of social interaction with texts, starting the discussion from critical reading as a means of bringing Critical Discourse Studies (CDS) and material actions in articulation to defend citizenship. Furthermore, we illustrate that by sharing the experience of applying discourse analysis in the context of text practice as a tool for critical-reflexive action. Thus, within the perspective of Pragmatic Networks, we present the CDS-Driven Text Practice: a citizen-transformational guidance methodology, applied to a classroom reconfigured for the COVID-19 pandemic context in Brazil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gersiney Santos, NELiS/UnB

Doutor em Linguística do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasíília (PPGL - UnB). Mestre em Linguística do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (PPGL - UnB) (2013). Professor da Faculdade São Luís de França e Professor Colaborador da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (2010). É membro da Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica sobre a Pobreza Extrema (REDLAD). É membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso Crítica (ADC) e Método Sincrônico-Diacrônico de Análise Linguística de Textos (MSDALT), atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, discurso, produção de texto, letramento, ensino de língua portuguesa e pobreza extrema.

Júlia Beatriz Tavares Rabelo, Universidade de Brasília

Graduanda do curso de Letras Inglês (Tradução) na Universidade de Brasília, com experiência em monitoria nas disciplinas de tradução e de prática de textos, na mesma instituição. É oriunda do ensino público do Distrito Federal (Centro Interescolar de Línguas de Santa Maria), local que lhe despertou o interesse no estudo linguístico.  

References

Acosta, M. P.T.; Resende, V.M. 2014. Gêneros e suportes: por um refinamento teórico dos níveis de abstração. Romanica Olomucensia, 26 (2): 127-42.

Araújo, T. M.; Lua, I. 2021. [Disponível na Internet em https://www.scielo.br/j/rbso/i/2021. v46/]. O trabalho mudou-se para casa: trabalho remoto no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 46. São Paulo. [Consulta: 04 de agosto de 2022].

Bakhtin, M. M. 1981. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec.

Brasil. 1996. [Disponível na Internet em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394. htm] Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Brasil [Consulta: 08 de setembro de 2023].

Brasil. Constituição. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Fede- ral: Centro Gráfico.

Fiocruz. 2020. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). MonitoraCovid-19. [Disponível na Internet em: https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br/]. Rio de Janeiro. [Consulta: 04 de agosto de 2022].

Lois, Lena. 2010. Teoria e prática da formação do leitor: leitura e literatura na sala de aula. Porto Alegre: Artmed.

Pardo Abril, N. 2021. El hablar como práctica social. Em O. Loureda; A. Schrott (Eds.). Manual de lingüística del hablar, Berlin: De Gruyter.

Resende, V. M. (Org). 2019. Decolonizar os Estudos Críticos do Discurso. Campinas: Pontes Editores.

Resende, V. M.; Santos, G. 2020. A relação entre mídia e população em situação de rua na repre- sentação da pandemia no Brasil, um projeto. Em M. Colacrai e S. T. Álvarez (comps.); V. Gastón Mutti (coord.). Boletín del Comité de Ciencias Políticas y Sociales de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo: “El tiempo que vivimos. COVID 19 y su impacto en nuestras sociedades”, 1. Rosá- rio: UNR Editora. Editorial de la Universidad Nacional de Rosario.

Santos, G. 2019. Linguagem e decolonialidade: discursos e(m) resistência na trilha da aquilomba- gem crítica. Em V. M. Resende. (Org.). Decolonizar os estudos críticos do discurso. Campinas: Pontes.

Santos, G. 2022. Para que(m) estamos falando? Redes Pragmáticas como reexistência em tempos pandêmicos. Em V. M. Resende (org.). Estudos do discurso: relevância social, interseccionalidade, Interdisciplinaridade. Campinas: Pontes Editores.

Santos, G. P. 2017. A voz da situação de rua na agenda de mudança social no Brasil - um estudo discursivo crítico sobre o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR). Tese (Dou- torado em Linguística). Universidade de Brasília, Brasília.

Santos, G.; Pereira, M. L. S. 2017. Movimento Nacional da População em Situação de Rua e políticas públicas: diálogos. Em V. M. Resende; R. B. Silva, Rosimeire Barboza da. (orgs). Diálogos sobre resistência: organização coletiva e produção do conhecimento engajado. Campinas: Pontes Editores.

Santos, M. 2007. O espaço do cidadão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Soares, M. 1998. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica.

Soares,M.2004.[DisponívelnaInternetemhttps://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002] Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação [online]. 2004, n. 25: 5-17 [Consulta: 19 novembro de 2023].

Souza, A. L. S. 2009. Letramentos de reexistência: culturas e identidades no movimento hip hop. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

Souza, A. L. S. 2011. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip-hop. São Paulo: Parábola Editorial.

Street, B. 1995. Social literacies. London: Routledge.

Street, B. 1999. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press.

Vygotsky, L. 2001. A construção do Pensamento e da Linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes.

Published

2024-07-16

How to Cite

Santos, G., & Tavares Rabelo, J. B. (2024). Text practice and critical reading as strategies in the COVID-19 pandemic: a discursive methodology based on Pragmatic Networks: uma metodologia discursiva a partir das Redes Pragmáticas. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 24(1), 182–200. https://doi.org/10.35956/v.24.n1.2024.p.182-200

Issue

Section

Research articles

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.