Discursos e representações dos jovens rurais sobre o Projeto Jaíba como o lugar de oportunidades

Autores/as

  • Angelina Moreira Melo Universidade Federal de Viçosa
  • Nathália Thaís Cosmo da Silva Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.24.n1.2024.p.161-181

Palabras clave:

Juventudes rurales, Memoria, Lugar de oportunidades

Resumen

Este artículo analiza el significado de ser joven en contextos familiares, afectados por la experiencia del establecimiento de un asentamiento humano en un sector agrícola Semiárido de Minas Gerais. Los participantes de esta investigación son jóvenes rurales del Proyecto Jaíba, representando desde la segunda hasta la cuarta generación de los agricultores familiares asentados en este proyecto a partir del 1985. 24 entrevistas semiestructuradas fueron conducidas durante el período de diciembre de 2021 a marzo de 2022, que, a su vez, fueron transcritas y sometidas al método de análisis del discurso articulado a la teoría de las representaciones sociales. Los resultados indican dos significados representacionales en el análisis del discurso: “mi origen” y “lugar de oportunidades”. Este constructo simbólico, relacionado con la mejora de las condiciones de vida, opera como base de las relaciones de dominación por la cual la modernización agrícola ha sido implementada por el Estado, impactando en la vida social de los jóvenes por su reducida capacidad de comprender holística y críticamente la totalidad de los desafíos sociales enfrentados en el contexto en que viven.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angelina Moreira Melo, Universidade Federal de Viçosa

Engenheira agrônoma pela Universidade Federal de São João Del Rei – CSL, Mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), engenheira agrônoma pela Universidade Federal de São João Del Rei – CSL.

Nathália Thaís Cosmo da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Doutora pelo Programa de Ingeniería para el Desarrollo Rural na Universidad de Santiago de Compostela (2017) com apoio da Capes n a concessão de bolsas da categoria Doutorado Pleno no Exterior. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Graduada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Professora adjunta da Universidade Federal d e Viçosa

Citas

Anaya, F. C. 2012. De “Encurralados pelos Parques” a “Vazanteiros em Movimento”: as reivindicações territoriais das comunidades vazanteiras de Pau Preto, Pau de Légua e Quilombo da Lapinha no Campo Ambiental. 255 p. Tese (Doutorado em Filosofia). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte,

Bacal, M. E. A. 2013. Lealdades visíveis e invisíveis: um estudo sobre a transmissão geracional da profissão na família. 200 p. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia.

Bacchi, C. 2009. The issue of intentionality in frame theory: The need for reflexive framing. In The discursive politics of gender equality, ed. E. Lombardo, P. Meier, and M. Verloo, 39–55. London: Routledge

Barasuol, A.; Doula, S. M.; Boessio, A. T. 2017. Jovens e juventudes em contextos rurais: produções científicas da pós-graduação brasileira (2010-2015). Revista Linhas. 18, 37: 239 – 262.

Barbosa, A. A. N. 2013. Mulheres na Agricultura Familiar do Semiárido Norte-Mineiro: Divisão Social do Trabalho e Gênero no Projeto Jaíba. 223 p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Belau; J. S.; Rocha, A. G. P. 2020. Jovens Rurais do Recôncavo da Bahia: Porque ir para a cidade? Cadernos de Agroecologia. 15, 2.

Biasus, F.; Branco, S. 2013. Representação social de meio urbano e meio rural de jovens residentes no meio rural. Revista Perspectiva.

Brumer, A. 2007. A problemática dos jovens rurais na pós-modernidade. In: CARNEIRO, M. J.; CASTRO, E. G. de. Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X.

Candau, J. 2005. Antropologia da memória. Lisboa: Instituto Piaget.

Candau, J. 2012. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto.

Carneiro, M. J. 1998. O ideal rurbano: campo e cidade no imaginário de jovens rurais. Mundo rural e política: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Campus, pp. 95-118.

Carvalho, G. C.; Costa, M. E. L. 2020. Social representations of young people in rural settlements in the Zona da Mata of Alagoas. Research, Society and Development. 9, 10.

Castro, E. G. 2005. Entre ficar e sair: uma etnografia da construção social da categoria jovem rural. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Codevasf. 2021. [Disponível online em www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/auditorias/processo-de-contas-anuais]. Relatório de Gestão 2020 / Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. [consulta: 05 de janeiro de 2022].

Demier, A. D. M.; Barbosa, R. S. 2007. Perspectivas de Futuro dos Jovens do Projeto Jaíba no Norte de Minas Gerais. Revista Cerrados (Unimontes). 5, 1: 109-129.

Dos Anjos, F. S.; Caldas, N. V. 2015. Ser ou não ser agricultor? Eis a questão. Representações sociais sobre a profissão de agricultor entre jovens de comunidade rural do Sul do Brasil. Revista de Extensão e Estudos Rurais. 4, 1.

Ducommun-Nagy, C. 2012. Comprendre les loyautés familiales à travers l'œuvre d'Ivan Boszormenyi-Nagy. Enfances & Psy. 56, 3: 15-25.

Durham, E. R. 1973. A caminho da cidade: a vida rural e a migração para São Paulo. São Paulo: Editora Perspectiva.

Felício, A. S. G.; Reydon, B. P. 2018. Projeto Jaíba-Etapa I: assentamento e concentração da terra em um perímetro irrigado. Retratos de Assentamentos. 21, 1: 146-185.

Henry, P.; Moscovici, S. 1968. Problèmes de l'analyse de contenu. In.: Langages, 3ᵉ année. 11: 36-60.

Jodelet, D. 2001. Representações sociais: um domínio em expansão. As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ.

Lakoff, G. 2010. Why it matters how we frame the environment. Environmental Communication 4, 1: 70–81.

Lucena, C. T. 1997. Artes de lembrar e de (re) inventar: lembranças de migrantes. São Paulo: Ed. Arte & Ciência.

Martins, S. 2008. Análise da implementação da política nacional de irrigação no Norte de Minas Gerais: o caso do Projeto Jaíba. 199 p. Dissertação (mestrado em Administração). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.

Martins, L. R. 2019. Permanecer no campo como projeto de vida de jovens rurais: experiências de formandos e egressos de Escolas Família Agrícola no estado do Espírito Santo. 229 p. Tese (doutorado em Sociologia). Universidade Federal de Brasília.

Melo, A. M.; Da Silva Lopes, I.; Da Silva, N. T. C. 2022. Do riso à crítica: análise dos memes sobre o Projeto Jaíba. Educação, Cultura e Comunicação. 13, 26.

Melo, A. M; Da Silva, N. T. C.; Doula, S. M. 2022. A vida dos jovens no Projeto Jaíba: um estudo de representações a partir de memes. O Social em Questão. 1, 52: 227-252.

Moscovici, S. 1978. A representação social da psicanálise. A. Cabral, Trad.). Rio de Janeiro.

Moscovici, S. 1984. The phenomenon of social representations. In Social representations, ed. R. Farr, and S. Moscovici, 3–70. Cambridge: Cambridge University Press.

Moscovici, Serge et al. 1985. Psicología social, Influencia e cambios de atitudes: individuos y grupos.

Moura, A. C. 2014. Trajetórias, Memórias e Experiências dos trabalhadores Rurais do Projeto Jaíba-MG. 163 p. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,

Negura, L. 2006. L’analyse de contenu dans l’étude des représentations sociales. SociologieS.

Paulo, M. de A. L. de. 2010. As contribuições das identidades de jovens rurais na relação com o meio urbano em um pequeno município. 259 p. Tese (doutorado em Sociologia). Universidade Federal de Pernambuco.

Pesavento, S. 1998. Catarina come gente. Imaginário – USP. 4: 48-58.

Pesavento, S.1995. Em busca de uma outra história: imaginando o imaginário. Revista Brasileira de História. 15, 9.

Ramalho, V.; Resende, V. de M. 2011. Análise de Discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas/SP: Pontes Editora.

Sacramento Filho, L. S. 2003. Rentabilidade e risco da pequena produção de banana no Projeto Jaíba. 86 p. Tese (Doutorado em Economia Aplicada). Universidade Federal de Viçosa.

Seapa. 2010. [Disponível online em: http://www.agricultura.mg.gov.br/files/jaiba.pdf]. Relatório do Projeto Jaíba (2005-2010). Belo Horizonte. [Consulta: 15 de outubro de 2020].

Sêga, R. A. 2000. O conceito de representação social nas obras de Denise Jodelet e Serge Moscovici. Anos 90.

Sifuentes, L. 2009. A recepção televisiva por jovens rurais: Um estudo sobre as representações do campo e da cidade. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul.

Silva, A. C. da. 20006. Dilemas da agricultura familiar irrigada no Projeto Jaíba, MG. Dissertação. 89 p. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural). Universidade Federal de Viçosa.

Soares, C. C. 1999. O caráter social e as perspectivas de adaptação da pequena produção inserida em projetos de concepção técnica: o caso do Projeto Jaíba. 144 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural). Universidade Federal de Lavras.

Stropasolas, V. L. 20002. O mundo rural no horizonte dos jovens: o caso dos filhos(as) de agricultores familiares de Ouro/SC. 277 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Cataria.

Troian, A.; Breitenbach, R. 2018. Jovens e juventudes em estudos rurais do Brasil. Interações (Campo Grande), 19, 4: 789-802.

Van Dijk, T.A. 1977. Semantic macro-structures and knowledge frames in discourse comprehension. In Cognitive processes in comprehension, ed. M.A. Just, and P.A. Carpenter, 332. Brandon, VT: Psychology Press.

Versieux, D. P.; Gonçalves, I. A. 2012. Entre enxadas e máquinas: ensino agrícola, trabalho, tradição e modernização na agricultura. Revista HISTEDBR On-line, 12, 45: 223-240.

Wanderley, M. N. B. 2007. Jovens rurais de pequenos municípios de Pernambuco: que sonhos para o futuro. In: Carneiro, M. J.; Castro, E. G. (Org.). Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad.

Weisheimer, N. 2005. Juventudes Rurais: mapa de estudos recentes. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Wheisheimer, N. 2009. A situação juvenil na Agricultura familiar. 331 p. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Whitaker, D. C. A.; ONOFRE, S. A. 2006. Representações sociais em formação sobre os vestibulares dos estudantes de um cursinho comunitário na zona rural. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 7, 1: 45-55.

Descargas

Publicado

2024-07-16

Cómo citar

Moreira Melo, A., & Cosmo da Silva, N. T. (2024). Discursos e representações dos jovens rurais sobre o Projeto Jaíba como o lugar de oportunidades. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 24(1), 161–181. https://doi.org/10.35956/v.24.n1.2024.p.161-181

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.