RADIAÇÃO DE CORPO NEGRO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA COM LABORATÓRIOS VIRTUAIS
Palavras-chave:
Residência Pedagógica. Simulações Virtuais. Teoria de Ensino de BrunerResumo
Este trabalho foi realizado dentro do âmbito do programa de residência pedagógica, desenvolvido nas dependências do instituto catarinense campus concórdia, e teve por objetivo o estudo da viabilização da utilização de simulações disponíveis na internet no ensino de física, bem como avaliação do processo educativo por meio dos experimentos virtuais. O trabalho foi fundamentado na teoria de ensino de Jerome Bruner que visa em propiciar ao aluno um ambiente facilitador do processo de ensino-aprendizagem, resultando em uma considerável melhora de interesse e participação dos alunos nos conceitos apresentados e desenvolvidos em sala de aula.
Downloads
Referências
ATAÍDE, Jefferson Fagundes; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, São Paulo, ano 1, v. 7, ed. 1, p. 1-25, 1 jan. 2014. DOI 10.3895/S1982-873X2014000100005. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/xmlui/bitstream/handle/ri/16207/Artigo%20%20Jefferson%20Fagundes%20Ata%C3%ADde%20-%202014.pdf?sequence=5&isAllowed=y>. Acesso em: 18 nov. 2019.
CAVALCANTE, Marisa Almeida; PIFFER, Anderson; NAKAMURA, Patrícia. O Uso da Internet na Compreensão de Temas de Física Moderna para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 2001.
MACÊDO , Josué Antunes de; DICKMAN , Adriana Gomes; ANDRADE, Isabela Silva Faleiro de. SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE.Caderno Brasileiro de Ensino de Física, São
Paulo, v. 29, ed. 1, p. 562-613, 2012. DOI 2175-7941.2012v29nesp1p562. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/22108>. Acesso em: 18 nov. 2019.
MOREIRA, Marco Antonio. A teoria de ensino de Bruner. In: MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2011.
OLIVEIRA, Fabio Ferreira De; VIANA, Deise Miranda; GERBASSI, Reuber Scofano. Física Moderna No Ensino Médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física,São Paulo, 2007.
SIGNIFICADOS. Significado de Tecnologia: O que é Tecnologia. In: Significado de Tecnologia: O que é Tecnologia. São Paulo: Significados, 2014. Disponível em:<https://www.significados.com.br/tecnologia-2/>. Acesso em: 18 nov. 2019.
SOARES, Antônio Augusto; MORAES, Letícia Estevão; OLIVEIRA, Franciéle Gonçalves. Ensino de matéria e radiação no ensino médio com o auxílio de simuladores interativos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, São Paulo, v. 32, ed. 3, p. 915-933, 2015. DOI 10.5007/2175-
2015v32n3p915. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015v32n3p915>. Acesso em: 18 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).