EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Mots-clés :
Educação alimentar. Alimentação. IMC.Résumé
Objetivou-se, com esta pesquisa, desenvolver um projeto de caráter investigativo com alunos do 5o ano do Ensino Fundamental (anos iniciais) de uma Escola Municipal (GO). Tendo por foco a importância da educação nutricional na vida das crianças, promoveu-se o estímulo a bons hábitos alimentares por meio do ensino por investigação. Para tanto, este trabalho envolveu 18 alunos do 5o ano do Ensino Fundamental que foram instados a verificar seus pesos e medidas durante a aula, para cálculo e posterior análise do índice de massa corpórea (IMC). Os estudantes tiveram a oportunidade de discutir alimentação saudável, hábitos saudáveis para manutenção da saúde, bem como relacionar a classificação dos IMCs calculados com indicativos de saúde, magreza ou obesidade. As crianças tiveram a oportunidade de discutir sobre esses parâmetros, relacionando-os com a ingestão energética de nutrientes, ao mesmo tempo que reconheceram que, alguns fatores, como a falta de atividade física, podem levar a obesidade. Houve troca de experiências entre os alunos e os resultados evidenciam interesse ao tema trabalhado devido à metodologia interativa e focada no aluno, facilitando o processo de aprendizagem.
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