ENTOMOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Autores

Palavras-chave:

Educação. Ensino Fundamental. Ciências. Entomologia. Fotografia.

Resumo

O ensino de entomologia é importante para a formação de ciências no ensino fundamental, pois esse componente curricular, além de destacar a vida e a morfologia dos insetos, enfatiza a consciência ambiental e a relação do homem com o meio ambiente. Há diversas formas e recursos para o ensino sobre os insetos. Dentre eles, existe a metodologia do ensino investigativo, a qual visa a atuação do aluno de forma ativa durante a construção do conhecimento, formando cidadãos críticos capazes observar problemas e formular hipóteses. Partindo dessa abordagem, fez-se o planejamento de uma sequência didática que objetivou o ensino investigativo por meio de uma atividade de pesquisa em campo com o uso da fotografia para identificar e compreender os insetos. O planejamento da sequência didática foi dividida em três partes, a saber: (i) aula introdutória; (ii) atividade investigativa; (iii) discussão dos conteúdos e fechamento do núcleo disciplinar de aprendizagem. A sequência didática planejada foi aplicada em uma oficina pedagógica oferecida na plataforma da UnB através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, sendo que foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, dois questionários – um aplicado antes da sequência e outro depois da realização da atividade investigativa. Como resultados, os questionários possibilitaram verificar o nível de aprendizagem adquirido com a aplicação da sequência didática e apontaram a eficiência do plano de ensino aplicado, considerando, como aspecto positivo, o aumento do nível de aprendizagem e, como aspecto de melhoria, a baixa adesão dos estudantes à atividade, em virtude do contexto de ensino remoto e pandemia de covid-19.

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Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÃSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÃLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

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Publicado

2022-04-17

Como Citar

dos Santos Lima, M. P., Martins Costa, M. R., Ferreira, M., Oliveira Portugal, K., & Silva Filho, O. L. da. (2022). ENTOMOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(1), 249–268. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42933

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