ENSINANDO CONDUÇÃO TÉRMICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Propagação de calor. Ensino por investigação. Aprendizagem significativa.

Resumo

Por meio de um levantamento de pesquisas realizadas nos últimos cinco anos, verificamos que os conceitos da termodinâmica ensinados utilizando-se a metodologia do ensino por investigação ainda se concentram no ensino médio. Este trabalho buscou suprir em parte essa lacuna, ao buscar acessar os alunos do ensino fundamental a partir de um ensino mais investigativo e ativo no campo da termodinâmica. Neste sentido, o objetivo foi saber como as atividades baseadas no ensino por investigação e na aprendizagem significativa de Ausubel poderiam proporcionar uma melhor compreensão das formas de propagação de calor. Focou-se no ensino das formas de propagação de calor visando a habilidade (EF07CI03) da Base Nacional Comum Curricular. A sequência didática utilizada propôs uma atividade investigativa sobre condução térmica baseada no modelo de Monk e Dillon. A pesquisa foi feita com alunos do 7o ano de uma escola pública do Distrito Federal. A teoria de Ausubel foi relevante para orientar o planejamento das atividades investigativas traçando ações, como a necessidade de organizadores prévios, para que os alunos tivessem subsunçores suficientes para elaborarem a argumentação durante a aplicação da atividade investigativa. Ao final, os resultados mostraram que os alunos compreenderam adequadamente o que são condutores e isolantes térmicos.

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Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÃSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÃLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

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Publicado

2022-04-17

Como Citar

Prates Alves, D., Silva Filho, O. L. da, Ferreira, M., & Martins Costa, M. R. (2022). ENSINANDO CONDUÇÃO TÉRMICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(1), 40–57. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42816

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