Cine-debate online: o projeto Em Cena frente a pandemia de COVID-19
Palavras-chave:
Cinema. COVID-19. Cultura. Debate. Universidade.Resumo
O projeto de extensão “Em cena: Saúde e Sociedade”, vinculado a Universidade de Brasília (UnB), surgiu com o objetivo de fomentar a discussão e reflexão crítica sociopolítica e cultural através de cine-debates. Entretanto, frente às circunstâncias emergenciais provocadas pelo vírus SARS-COV-2, o projeto precisou elaborar novas estratégias para garantir a continuidade das atividades, fazendo cumprir o papel social da universidade dentro da comunidade externa. No contexto pandêmico, o projeto optou por realizar suas atividades de forma remota e à distância, utilizando plataformas digitais e redes sociais para organizar, elaborar e promover as discussões.
Apesar dos obstáculos enfrentados durante esse percurso, o projeto foi capaz de alcançar o seu objetivo ao aproximar a universidade e a comunidade em um diálogo plural e crítico sobre temas relevantes no contexto sociopolítico e cultural da atualidade.
Downloads
Referências
BITTAR, M. & BITTAR, M. Os movimentos estudantis na história da educação
e a luta pela democratização da universidade brasileira. Rev. Cient., São Paulo.
143-159. 2014. https://doi.org/10.5585/eccos.n34.4346
CAMACHO., A. C. L. F. Ensino remoto em tempos de pandemia da Covid-19:
novas experiências e desafios. [editorial] Online Brazilian Journal of Nursing
(4), pp. 1-4. 2020. https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/03/1145525/
-pt.pdf
CAVALCANTE, J. R., CARDOSO-DOS-SANTOS, A. C., BREMM, J. M., LOBO,
A. DE P., MACÁRIO, E. M., OLIVEIRA, W. K. DE, & FRANÇA, G. V. A. DE.
COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20
de 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 29(4). 2020. https://dx.doi.
org/10.5123/s1679-49742020000400010
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Portaria Nº 343, de 17 de Março de 2020. Brasília,
DF: Ministério da Educação. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-
n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
FARIAS, L. A. B. G., GOLARES, M. P., BARRETOTI, F. K. DE. A., & CAVALCANTI,
L. P. DE. G. O papel da atenção primária no combate ao Covid-19:
impacto na saúde pública e perspectivas futuras. Revista Brasileira de Medicina
de Família e Comunidade. 15(42). 2020. https://doi.org/10.5712/rbmfc15(
2455
FERREIRA, O. A. Extensão universitária: possibilidades e intencionalidades
no contexto pandêmico marcado pelo Coronavírus. Rev. Participação
(35) 9-10. 2021. https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/issue/
view/2233
FERNANDES, M. C., SILVA, L. M. S. DA., MACHADO, A. L. G. & MOREIRA,
T. M. M. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das
comunidades circunvizinhas. Educação em Revista [online]. (28)4 169-194.
https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000400007
GRANJEIRO, É. M., MUSSE, J. O., PEIXOTO, T. M., NUNES, I. V., SOARES,
I. M. S., SILVA, I. C. O. CARVALHO, T. B., & DIAS, Y. O. Estratégias de ensino
à distância para a educação interprofissional em saúde frente à pandemia COVID-
Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v 9 (Esp.1), pp. 591-602.
https://doi.org/10.36239/revisa.v9.nesp1.p591a602
GUSSO, H., L., ARCHER, A. B., LUIZA, F. B., SAHÃO, F. T., LUCA, G. G. DE.,
HENKLAIN, M. H. O., PANOSSO, M. G., KIENEN, N., BETRAMELLO, O.,
& GONÇALVEZ V. M. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à
gestão universitária. Revista Educação & Sociedade. v. 41. 2020. https://doi.
org/10.1590/ES.238957.
IMPERATORE, S. L. B. Aprendizados em Projetos de Extensão Universitária
sob a Perspectiva de Acadêmicos de Cursos EAD. Revista EaD em Foco 10 (1).
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.858
MELO, J. A. C. DE., DILVA, DA, C., ALVEZ, M. L. DE. S., LAURINDO, M., &
FIN, A. P. C. Extensão universitária na pandemia de COVID-19: projeto radiologia
na comunidade, o uso da rede social e ambiente virtual de aprendizagem.
Saberes plurais: Educação na saúde 4(2) 49-60. 2020. https://seer.ufrgs.br/
saberesplurais/article/view/108759/60000
MELLO, A. F. DE., FILHO, N. DE. A., & RIBEIRO, R. J. Por uma universidade
socialmente relevante. Revista do programa de pós-graduação em educação
- FURB 4(3). 2009. https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/issue/
view/147
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano nacional de extensão universitária: edição
atualizada. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas
Brasileiras e SESu / MEC. Brasil. 2000/2001. http://www.prae.ufrpe.br/
sites/prae.ufrpe.br/files/pnextensao_1.pdf
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução Nº 7 de 18 de Dezembro de 2018.
Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Brasil. http://
portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=
-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria Nº 356, de Março de 2020. Brasil.
http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20
n%C2%BA%20356-20-MS.htm#:~:text=Portaria%20n%C2%BA%20
%2D20%2DMS&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20regulamenta%-
C3%A7%C3%A3o%20e,coronav%C3%ADrus%20(COVID%2D19).
NUNES, R., K, S., MACIEL, G. A. DOS. S., ALMEIDA, E. B., GUEDES, M. R., &
HENN, R. Desafios e adaptações da extensão universitária em tempos de pandemia:
relato de experiência. Revista Ciência Plural, 7(1), pp. 211-223.2021.
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n1ID23003
OLIVEIRA, P. M. P. DE., PAGLIUCA, L. M. F., MARIANO, M. R., & REBOUÇAS,
C. B. DE. A. Uso do filme como estratégia de ensino-aprendizagem sobre
pessoas com deficiência: percepção de alunos de enfermagem. Esc. Anna
Nery (impr.) 16 (2):297-305. 2010. https://www.scielo.br/j/ean/a/7KYQYS-
zwwTSDK4Qn8tDXmM/?lang=pt&format=pdf
OLIVEIRA, W. K. DE, DUARTE, E., FRANÇA, G. V. A. DE, & GARCIA, L. P.
Como o Brasil pode deter a COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde,
(2). 2020. https://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742020000200023
PIRES, M. R. Cidadania comunicativa e midialização na recepção de cinema
com debate. Revista Extraprensa, 10(2), 116-132. 2017. https://doi.
org/10.11606/extraprensa2017.122610
SANTOS, J. H. DE S., ROCHA, B. R., & PASSAGLIO, K. T. Extensão Universitária
e Formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão
Universitária 7(1), pp. 23-28. 2016. https://doi.org/10.36661/2358-0399.
v7i1.3087
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB. Covid-19: UnB em ação, 2020/2021.
http://repositoriocovid19.unb.br/tipo-da-proposta/extensao/?view_mode=
masonry&perpage=12&paged=1&order=DESC&orderby=date&fetch_only=
thumbnail%2Ccreation_date%2Ctitle%2Cdescription&fetch_only_meta=&
taxquery%5B0%5D%5Btaxonomy%5D=tnc_tax_110&taxquery%5B0%-
D%5Bterms%5D%5B0%5D=7&taxquery%5B0%5D%5Bcompare%5D=IN
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB. Informa sobre suspensão de atividades
presenciais na UnB. UnB Notícias. 12 março, 2020. https://noticias.unb.
br/69-informe/3996-informe-sobre-suspensao-de-atividades-presenciais-
-na-unb
VASCONCELOS-SILVA, P. R. Análise de conteúdo de nuvens de palavras
produzidas na comunidade virtual “hepatite c”. V Seminário Internacional de
Pesquisa e Estudos Qualitativos, Foz do Iguaçu: junho, 2018. https://sepq.
org.br/eventos/vsipeq/documentos/53636490710/20
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Participação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.