Conexão de saberes: a extensão da Universidade de Brasília em Ceilândia e as expectativas dos jovens de origem popular
Palabras clave:
Juventude. Desigualdade. Acesso à universidade pública.Resumen
A maioria dos jovens de origem popular passa grande parte da sua vida estudando na rede pública de ensino. No entanto, ao término do Ensino Médio, a maioria não consegue garantir o seu ingresso em universidades públicas, o que demonstra que estes jovens estão em condição de desigualdade. Neste quadro, muitos desistem de entrar na universidade enquanto outros continuam tentando novos vestibulares. Este artigo1 objetiva discutir a situação dos jovens de origem popular da cidade de Ceilândia, DF, alunos do ensino médio e suas expectativas em relação ao Ensino Superior. Esta expectativa é levantada pelos conexistas do Projeto Caminhadas para a Universidade em Ceilândia, utilizando como instrumento metodológico um questionário contendo questões abertas e fechadas. Os resultados demonstram que os investigados, em sua maioria, já prestaram vestibular para adquirir experiência, tendo os cursos de letras, direito e pedagogia como destaque. Conclui-se que a maioria dos jovens tem o objetivo de entrar na universidade pública com o intuito de fazer concurso público e ter um cargo efetivo, enquanto uma minoria busca continuidade nos estudos para se realizar na área escolhida.
Descargas
Citas
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz na Terra, 2000.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Censo Demográfico, 2000. Disponível em: <http://www.ceilandia.df.gov.br/dadosdemográficos>. Acessado em: 7/3/2009 (a).
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Administração Regional da Ceilândia. Disponível em: <www.ceilandia.df.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=60335>. Acessado em: 7/3/2009 (b).
KLINGL, Erika. As raízes da violência. Correio Brasiliense. Brasília, 1º/3/2009. Caderno Cidades, p. 30-31.
MARTINS, Leila Chalub et al. Introdução. In Silva, Ana Lidia da (et al), Caminhadas de universitários de origem popular: UnB. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. (Coleção caminhada de universitários de origem popular).
MELUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. In Revista Brasileira de Educação, n. 5 maio/jun./jul./ago. 1997. Disponível em:
<http://www.aracati.org.br/portal/pdfs/13_Biblioteca/Publicacoes/Juventude_Conteporaneidade.pdf#page=25>. Acessado em: 28/4/2009.
OLIVEIRA, Rhaul de. Quem é o Rhaul de Oliveira? In Silva, Ana Lidia da (et al), Caminhadas de universitários de origem popular: UnB. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. (Coleção caminhada de universitários de origem popular).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.