A percepção de voluntários e participantes sobre a X Semana de Extensão da Faculdade UnB Planaltina- FUP
Keywords:
Extensão universitária. Semana de extensão. Percepção de voluntários. Percepção de participantes.Abstract
As ações de extensão universitária viabilizam o processo de formação humana, cidadã e profissional, a partir de intervenções que unem o saber acadêmico ao fazer contextualizado e compartilhado com a comunidade que também compõe a universidade. Tais ações permitem, ainda, a investigação e a produção de novos conhecimentos e o desenvolvimento coletivo da sociedade. Neste trabalho, realizamos uma pesquisa com os voluntários e participantes das ações da X Semana de Extensão da Faculdade UnB Planaltina para identificar o impacto da ação para eles mesmos e para suas organizações de trabalho ou comunidade. Ao todo foram entrevistados, na modalidade presencial ou a distância, 20 pessoas entre voluntários e participantes das ações. Os resultados evidenciaram que para todos os participantes da pesquisa a semana de extensão permitiu a integração da universidade com as escolas, comunidade e organizações parceiras, porque abriu caminhos de diálogos e ações que não são tradicionais do espaço acadêmico, mas que deveriam ser, já que a universidade é para todos e deve ser feita com, para e por todos.
Downloads
References
universidades do País, sd. Disponível em: http:// www.adunb.org.br/index.php?option=com_
content&view=article&id=1577:do-sonho-de-darcyribeiro-nasceu-uma-das-melhores-universidades-dopais&catid=92:clipping&Itemid=795. Acesso em: 25/08/2011.
BOTOMÉ, S.P. & KUBO, O.M. (2002) Responsabilidade social dos programas de Pós-graduação e formação de novos cientistas e professores de nível superior. Interação em Psicologia, 6(1), p. 81-110, 2002.
BRASIL. Plano Nacional de Extensão Universitária ”“ 2011-2020. Disponível em: <http://www.proex.ufscar.br/arquivos/pnext2011.pdf> Acesso em: 26/07/2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Extensão Universitária: Organização e Sistematização. Fórum de PróReitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Universidade Federal de Minas Gerais.
PROEX. COOPMED Editora, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
CAIXETA, J.E. Guardiãs da memória: tecendo significações de si, suas fotografias e seus objetos. Tese (Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/6213/1/Juliana%20
Eug%C3%AAnia%20Caixeta.pdf. Acessado em 23,04.2012.
DAVIS, C., SILVA, M.A.S.S. & ESPÓSITO, Y. Papel e valor das interações sociais em sala de aula. Cadernos de Pesquisa, 71, 49-54, 1989.
FAVERO, M.H.; MELLO, R.M. Adolescência, Maternidade e vida escolar: a difícil conciliação de papéis. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasilia, 13, 1, p. 131-136, 1997.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. 13a Edição. São Paulo: Paz e Terra. 2006.
SOUSA, M.do A. & BARBATO, S. Contribuições da psicologia para o entendimento do voluntariado na interface com a sustentabilidade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília (no prelo).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.