Promovendo a Diversidade e a Solidariedade

A Importância das Questões Étnico-Raciais na Universidade e o Papel do Escritório da Cidadania do UniFOA

Autores

  • Fabíola Amaral Tomé de Souza
  • Dario Aragão Neto UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

Diversidade Étnico-racial, Combate ao Racismo, Extensão Universitária, Inclusão Social, Educação para a Cidadania

Resumo

Este artigo avalia a contribuição do Escritório da Cidadania do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) nas iniciativas de extensão universitária focadas na promoção da diversidade étnico-racial e no combate ao racismo. Analisando qualitativamente eventos como o Encontro UniFOA das Religiões e Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a Semana da Promoção da Igualdade Racial e a participação na Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, o estudo destaca como essas ações fortalecem o diálogo entre a universidade e a sociedade, promovendo a igualdade racial e o respeito a diversas culturas. Os resultados indicam um engajamento expressivo da comunidade acadêmica e externa, evidenciando que tais iniciativas são espaços valiosos de aprendizado e celebração da diversidade. Contribuem significativamente para a conscientização sobre o racismo e a intolerância religiosa, reforçando a inclusão social e a cidadania ativa. Desta forma o Escritório da Cidadania do UniFOA exemplifica o papel essencial das instituições de ensino na promoção da justiça social e na transformação social, enfatizando a necessidade de um compromisso contínuo com a igualdade étnico-racial e o respeito às diferentes tradições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dario Aragão Neto, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Doutorando em Direito Civil pela Universidad de Buenos Aires. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Advogado e membro integrante titular do Conselho Fiscal da Fundação Oswaldo Aranha, mantenedora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), onde possui as seguintes atribuições: Membro integrante da Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UniFOA. Membro integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito. Presidente da Comissão Permanente de Sindicância da FOA/UniFOA. Professor de Direito do Consumidor; Professor de Ética, Filosofia e Legislação Publicitária; Responsável pelo Escritório da Cidadania-Núcleo de Práticas Profissionais da Área de Humanas e Ciências Sociais Aplicadas do UniFOA.

Referências

Almeida, Silvio. 2019. Racismo estrutural. Feminismos plurais. São Paulo: Sueli Carneiro : Pólen.

Brzezinski, Iria. 2007. “Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte”. RBPAE 23 (2): 229–51.

Calderón, Adolfo Ignacio, Sonia Regina Mendes dos Santos, e Dirléia Fanfa Sarmento. 2011. Extensão universitária : uma questão em aberto. São Paulo (SP): EJR Xamã.

Del-Masso, Maria Candida Soares, José Arnaldo Frutuoso Roveda, Angela Cristina Cilense Zuanon, e Eduardo Galhardo. 2017. “Interdisciplinaridade em Extensão Universitária”. Revista Ciência em Extensão 13 (3): 2–12.

Deus, Sandra de. 2020. Extensão Universitária. Santa Maria - RS: Pró-Reitoria de Extensão - UFSM.

Dias, Luciana de Oliveira. 2012. “DESIGUALDADES ÉTNICO-RACIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL”. Revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as). https://www.academia.edu/39704214/DESIGUALDADES_%C3%89TNICO_RACIAIS_E_POL%C3%8DTICAS_P%C3%9ABLICAS_NO_BRASIL.

Faria, Dóris Santos de. 2001. “Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. Brasília”. Em FÓRUM NACIONAL DE PRÓ- REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. UNB.

Guadilla, Carmem García. 2011. “O compromisso social das universidades”. Em Extensão universitária : uma questão em aberto. São Paulo (SP): EJR Xamã.

Tavares, Maria das Graças Medeiros. 1997. Extensão universitária: novo paradigma de universidade? EDUFAL.

Villar, Ana Eugênia de Vasconcelos. 2011. “Extensão universitária: concepções e ações na UFRN sob a temática direitos humanos e justiça no período 2008 a 2010”. Natal - RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Zimmermann, Marlene Harger, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, e Ana Lúcia Crisostimo. 2017. “A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA INTRA/ EXTRAMUROS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO”. Em A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: CAMINHOS E INTENCIONALIDADES. Paraná: Editora Unicentro.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

AMARAL TOMÉ DE SOUZA , Fabíola; ARAGÃO NETO, Dario. Promovendo a Diversidade e a Solidariedade: A Importância das Questões Étnico-Raciais na Universidade e o Papel do Escritório da Cidadania do UniFOA. Participação, [S. l.], v. 1, n. 41, p. 24–38, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/53435. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.