Práticas de extensão na formação do/a professor/a de Português como língua materna: uma experiência de pesquisa-ação
Palavras-chave:
Pesquisa-ação. Atividade de extensão. Leitura e produção textual. Estágio supervisionado.Resumo
Neste artigo, discutimos resultados de uma pesquisa-ação organizada a partir da oferta de cursos de extensão de leitura e produção de textual a alunos/as de Ensino Médio das escolas de Brasília e entorno. Como atividade parcial de estágio, estudantes de Estágio Supervisionado em Português da Universidade de Brasília planejaram e ministraram cursos de extensão em 2011, sob supervisão das professoras, buscando colocar em prática as teorias mais recentes da Linguística moderna, que fundamentam as diretrizes educacionais nacionais e que são estudadas no curso de Letras-Português (BRASIL, 1998; BAGNO, 2004; KOCH, 2009; MARCUSCHI, 2008; ELIAS, 2011; VOESE, 2004; RESENDE & RAMALHO, no prelo; RIBEIRO, 2008; SOUZA RODRIGUES, 2010). A pesquisa mostra a potencialidade das atividades de extensão para promover espaços reflexivos de prática-teórica aos/Ã s professores/as em formação.
Downloads
Referências
BAGNO, Marcos. (Org.) Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2004.
BORTONE, Marcia E.; MARTINS, Cátia R. B. A construção da leitura e da escrita: do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Parábola, 2008.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB 1998a.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio/PCN Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB 1998b.
COX, Maria Inês P. Quem tem medo de sacrificar o latim? In: BARROS, S. M.; ASSIS-PETERSON, A. A. (Orgs.). Formação crítica de professores de línguas: desejos e possibilidades. São Carlos: Pedro & João, 2010, p. 177-183.
DIAS, Juliana F.; RESENDE, Viviane M.; RAMALHO, Viviane. Disciplinas de texto no contexto das novas TICs: atendimento à demanda e inovação em tecnologias de ensino-aprendizagem. In: Convergência ”“ o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Presencial e a Distância da UnB. Brasília: Universidade de Brasília, no prelo.
ELIAS, Vanda M. Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita, leitura. São Paulo: Contexto, 2011.
FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis: the critical study of language. London: Longman, 1995.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Izabel Magalhães (Trad./Org.). Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras; ABL, 2006[1996].
KENSKI, Vani M. A vivência escolar dos estagiários e a prática de pesquisa em estágios supervisionados. In: PICONEZ, Stela C. B. (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas: Papirus, 2011, p. 35-45.
KLEIMAN, A. Os estudos de Letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso, v. 8, n. 3, 2008, p. 487-517.
KOCH, I. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2009.
MARCUSCHI. L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
PICONEZ, Stela C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática de reflexão. In: ____(Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas: Papirus, 2011, p. 13-33.
RESENDE, Viviane M.; RAMALHO, Viviane. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
RESENDE, Viviane M.; RAMALHO, Viviane. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2011.
RESENDE, Viviane M.; RAMALHO, Viviane. Leitura e produção de textos na universidade: roteiros de aula. Coleção DEG Graduação. Brasília: Universidade de Brasília, no prelo.
RIBEIRO, Ormezinda M. Nas trilhas do letramento: onde gramática e leitura se encontram. Outras Palavras (Brasília), v. 01, p. 121-138, 2008.
SOUZA RODRIGUES, Ulisdete R. Em busca da sílaba ótima: processos de acréscimo no Caboverdiano. Linguagem. Estudos e Pesquisas (UFG), v. 14, p. 211-233, 2010.
SUASSUNA, Lívia. Avaliação e reescrita de textos escolares: a mediação do professor. In: ELIAS, Vanda M. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita, leitura. São Paulo: Contexto, 2001, p. 119-134.
VOESE, Ingo. Análise do Discurso e o ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Cortez, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.