Economia solidária com base em cursos de gestão de negócios

Autores

  • Rodrigo Chaves Amaro Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ângela Leão Andrade Universidade Federal de Ouro Preto
  • Kerley dos Santos Alves
  • Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
  • Vera Lúcia de Miranda Guarda Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Economia solidária. Mulheres. Capacitação. Desenvolvimento local. Extensão universitária.

Resumo

Em uma tentativa de amenizar o alto índice de desemprego em um distrito de Ouro Preto, Minas Gerais, provocado pela atual crise econômica, uma equipe de professores e graduandos da UFOP propôs a grupos de mulheres que já produziam e comercializavam produtos em menor quantidade, um projeto de geração de renda solidária. O caráter multidisciplinar da equipe universitária foi importante, tanto para o desempenho das ações, quanto para o compartilhamento de saberes. A metodologia de trabalho interdisciplinar, colaborativa e participativa possibilitou o envolvimento de todos do grupo na tomada de decisões e propostas de atividades a serem realizadas. Mobilizadas por essa metodologia e contando com o apoio articulado de instituições públicas, de organizações da sociedade civil e do mercado, as mulheres da Associação das Costureiras Vale da Benção, Associação Artes, Mãos e Flores, e Associação Mãos que Brilham têm atuado ativamente na superação de entraves e no desenvolvimento das suas atividades. Para essas mulheres, o projeto resultou no conhecimento de novas formas de se organizar para gerar renda e valorizar seu produto. Para alunos e professores foi importante o fortalecimento do processo de formação e contribuiu para o desenvolvimento humano e social de todos. 

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Referências

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Publicado

2017-04-11

Como Citar

AMARO, R. C.; ANDRADE, Ângela L.; ALVES, K. dos S.; ALBUQUERQUE, C. M. S. de; GUARDA, V. L. de M. Economia solidária com base em cursos de gestão de negócios. Participação, [S. l.], n. 29, p. 74–82, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/22311. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico