Anúncios

  • Chamada de Trabalhos - Seção Temática Domínios da Tectônica

    21-10-2025

    Está aberta, até 31/01/2026, a chamada de trabalhos para a Seção Temática Domínios da Tectônica, tendo como editores convidados os professores Ricardo Alexandre Paiva (UFC) e Fernando Diniz Moreira (UFPE), em conjunto com editores regulares da Paranoá, os professores Leandro Cruz (UnB) e Luciana Saboia (UnB). A chamada pretende explorar debates sobre teoria, projeto e obra construída, incentivando-se submissões com interpretações alargadas sobre a tectônica nos campos da Arquitetura, do Urbanismo e da Paisagem. São particularmente bem-vindas contribuições que abordem os seguintes tópicos:

    • origem e história da arquitetura, sua concepção, fabricação e produção (inclusive simbólica), enfim, a arte/ técnica de construir em perspectiva histórica;
    • a produção do espaço social, como expressão dos processos sucessivos de transformação da natureza pela cultura por meio do trabalho do homem, incluindo a relação da tectônica com divisão social do trabalho na produção do ambiente construído (agentes; o projeto e o canteiro etc.);
    • o lugar, considerando as preexistências ambientais e culturais, assim como as dimensões da paisagem e das infraestruturas;
    • as tecnologias (matéria-prima, processos construtivos e estruturais, novas materialidades etc.) e meios de representação do projeto (real x virtual; material x digital);
    • a forma, não simplesmente como dedução da construção e da estrutura, mas também na sua condição simbólica e cultural (autonomia e heteronomia da forma, tectônica x estereotomia etc.);
    • a teoria, investigando permanências e transformações recentes na relação entre as estratégias de projeto e as condições materiais e imateriais de produção do espaço, e os conflitos entre a universalidade dos materiais e técnicas e as especificidades dos sítios, ou seja, como resolver o conflito entre tecnologia e lugar;
    • a teoria, investigando como os edifícios podem atender aos aspectos existenciais e humanos, por meio dos da nossa experiência dos materiais nele constantes, e como podem podem reforçar nossa sensação de realidade e de presença no mundo.

    Como Participar

    As submissões devem ser encaminhadas até o dia 31 de janeiro de 2026, pelo site da revista Paranoá. No ato da submissão, os autores deverão selecionar a opção “Seção Temática: Domínios da Tectônica” e observar as orientações relacionadas às “Condições para submissão”. Os trabalhos devem seguir o modelo de formatação da revista, conforme o Template de artigos da Paranoá, acompanhados da Carta de Apresentação de manuscritos no momento do envio. Serão aceitas propostas de Artigo Original e Traduções.

    Mais detalhes no link abaixo.

    Saiba mais sobre Chamada de Trabalhos - Seção Temática Domínios da Tectônica
  • Volume 18 (2025)

    10-02-2025

    A equipe editorial da Paranoá tem o prazer de anunciar a sua mais recente edição, Volume 18 (2025), publicando resultados de pesquisas científicas dentro de um escopo multidisciplinar das diferentes disciplinas acadêmicas da Arquitetura e Urbanismo, aqui organizadas nas três seções: i) Projeto e Planejamento; ii) Teoria, História e Crítica; e iii) Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade.

    A missão da Paranoá é promover a divulgação de trabalhos inéditos, incentivando o avanço do conhecimento científico e tecnológico. Publicada em um único volume anual na modalidade de fluxo contínuo, a revista é direcionada a pesquisadores, docentes, estudantes de pós-graduação e profissionais da área.

    Paranoá aceita submissões de manuscritos em português, inglês e espanhol, nas seguintes categorias: i) Pesquisa Original; ii) Estudo de Caso; ii) Revisão de Literatura; iii) Resenha; iv) Tradução; e v) Entrevista.

    O periódico está classificado no Qualis Periódicos da Capes (2017-2020) como A3 e segue rigorosos padrões éticos, alinhados às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).

    Saiba mais sobre Volume 18 (2025)
  • Nova Fase Editorial da Paranoá

    15-05-2024

    O ano de 2024 marca o início de uma nova fase editorial para a Revista Paranoá. A estrutura de organização das edições periódicas foi atualizada, passando a incluir volumes correspondentes ao ano civil de publicação. A partir de agora, a revista será organizada em um único volume anual na modalidade de fluxo contínuo.

    Consequentemente, o código DOI da revista foi atualizado para incluir, além do ano civil e volume, a paginação eletrônica (e-location) da publicação. Em vez de usar números de páginas, que são típicos em edições impressas, o e-location utiliza um identificador exclusivo para cada trabalho publicado, fazendo referência ao seu número de submissão no sistema eletrônico de editoração da Paranoá.

    Os trabalhos publicados apresentam um novo layout, incluindo títulos em português, espanhol e inglês, autoria e contribuição de cada autor (CRediT), informações sobre financiamento, conflitos de interesse e uso de inteligência artificial na folha de rosto. Resumos e palavras-chave em português, espanhol e inglês estão disponíveis na segunda página.

    Antes de submeter seu trabalho, verifique o novo Template Paranoá e a Carta de Apresentação de Manuscrito. A revista aceita submissões para os seguintes tipos de trabalhos em português, inglês e espanhol: i) Artigo Original; ii) Estudo de Caso; iii) Revisão Sistemática; iv) Resenha; v) Tradução; e vi) Entrevista.

    Por fim, convidamos todos os pesquisadores das áreas de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins a submeterem seus trabalhos ao periódico. A revista conta com três seções permanentes: Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Planejamento; Teoria, História e Crítica; e Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade. Além disso, há seções temáticas organizadas por membros do corpo editorial e convidados externos.

    Saudações,

    Equipe Editorial Paranoá

    Saiba mais sobre Nova Fase Editorial da Paranoá
  • CHAMADA DE TRABALHOS

    22-11-2023

    SISTEMAS PREDIAIS - CHAMADA PRORROGADA PARA 15/04/2024
    Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para a seção temática de Sistemas Prediais da revista Paranoá. Esta seção busca reunir resultados de pesquisas originais relacionadas a boas práticas, inovação, desempenho e sustentabilidade que tenham sido selecionadas pelo Comitê Científico e apresentadas no XV Simpósio Nacional de Sistemas Prediais. A proposta dessa seção temática é de apresentar possíveis soluções relacionadas aos Sistemas Prediais, considerando aspectos tecnológicos, econômicos, sociais e ambientais. Assim, as submissões devem apresentar uma contribuição ao conhecimento científico em uma das seguintes categorias:

    - Processos de concepção e boas práticas relacionadas aos sistemas prediais hidráulicos e sanitários
    - Monitoramento de consumo de água;
    - Uso de fontes alternativas de energia;
    - Análise de perfis de consumo de água potável;
    - Desempenho acústico e dos materiais hidráulico-sanitários;
    - Uso de fontes alternativas de água e gestão de águas pluviais;
    - Concepção e dimensionamento de sistemas prediais hidráulicos e sanitários;
    - Patologias nos sistemas prediais hidráulicos e sanitários;
    - Concepção e desempenho de sistemas prediais de segurança contra incêndio.

    XV Simpósio Nacional de Sistemas Prediais [SISPRED 2023]
    Em uma ação articulada com o GT de Sistemas Prediais da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), poderão submeter artigos para esta seção temática, os autores de artigos selecionados e apresentados no XV Simpósio Nacional de Sistemas Prediais. Os artigos indicados pelo Comitê Científico do evento deverão ser submetidos em sua versão estendida e devem atender às diretrizes editoriais da Paranoá. As submissões serão avaliadas de acordo com o fluxo editorial do Periódico.

    Submissões de Trabalhos
    Submissões devem ser encaminhadas até o dia 15/04/2024, pelo site da revista Paranoá. No ato da submissão, os autores deverão selecionar a seção “Sistemas Prediais” e observar as orientações relacionadas a “condições para submissão” no site da revista. Os trabalhos devem seguir o modelo de formatação da revista, conforme o Template de artigos da Paranoá, acompanhados da Folha de Identificação de autores no envio da submissão.

    Andreza Kalbusch (UDESC)
    Ricardo Prado Abreu Reis (UFG)
    Heber Martins de Paula (UFCAT)
    Editores Convidados

    Saiba mais sobre CHAMADA DE TRABALHOS