Políticas de Seção
Projeto e Planejamento
Esta seção publica artigos sobre políticas, planos e gestão em escalas diversas, do edifício ao território. No âmbito edilício, serão aceitos trabalhos de pesquisas que envolvam estratégias projetuais, configuração, representação e acessibilidade. No âmbito do urbano, a revista publicará análises e proposições sobre planejamento urbano e territorial, legislação urbanística, reabilitação, regularização fundiária urbana, mobilidade e transporte, bem como todas as questões relacionadas ao projeto, à ocupação e à apropriação do espaço urbano.
Editores- Luciana Saboia Fonseca Cruz
- Leandro de Sousa Cruz
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Teoria, História e Crítica
Esta seção acolhe artigos resultantes de pesquisas que abarquem processos teóricos e históricos de concepção, transformação e reflexão sobre arte, arquitetura, cidade e urbanismo, incluindo pesquisas em teoria e história da Arquitetura; teoria e história da cidade e do Urbanismo; patrimônio e preservação; estética, hermenêutica e semiótica. De forma ampla e aberta, a seção aceita artigos sobre os fundamentos epistemológicos e sociais da cultura, a articulação crítica do pensamento acerca do patrimônio cultural, e o estudo empírico e de fontes históricas, com metodologias diversas e enfoque interdisciplinar, em recortes espaço-temporais diversos.
Editores- Ana Elisabete Medeiros
- Elane Ribeiro Peixoto
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade
Esta seção acolhe artigos de pesquisas relativas às tecnologias, técnicas e processos de produção da Arquitetura e do ambiente construído, com especial atenção à questão da sustentabilidade. A Paranoá aceita as seguintes abordagens no âmbito da tecnologia: debates sobre sistemas estruturais na Arquitetura e etapas da construção; projetos, técnicas, materiais, componentes, elementos, sistemas e processos no âmbito da construção e da produção da edificação e do espaço urbano; questões de qualidade desempenho, conforto ambiental e eficiência energética; pesquisas sobre o ambiente construído relativas à qualidade do espaço e sua gestão, reabilitação em seus aspectos físicos e socioambientais.
- Joára Cronemberger Ribeiro Silva
- Livia Santana
- Vanda Alice Zanoni
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista Paranoá aceita apenas artigos submetidos pelo sistema OJS, não sendo aceitos artigos submetidos por email. Artigos que não cumpram as normas da revista serão imediatamente rejeitados. Todos os artigos são submetidos à avaliação cega por pares (preferencialmente por dois avaliadores - Double Blind Peer Review), sendo os avaliadores especialistas no tema do artigo. Serão publicados os trabalhos inéditos que na avaliação do Conselho Técnico-Científico contribuam, direta e indiretamente, para a reflexão e o debate na área de arquitetura e urbanismo, conforme as seguintes etapas de avaliação:
1ª etapa - Avaliação pelo editor
Os manuscritos submetidos à publicação serão avaliados segundo as normas adotadas pela revista Paranoá, considerando a relevância do tema da pesquisa, o escopo da revista, a estrutura do artigo, a metodologia, a qualidade da escrita e a pertinência das referências utilizadas. Os manuscritos que não atenderem a esses critérios serão indicados para nova submissão revisada ou imediatamente rejeitados.
2ª etapa - avaliação de plágio
O manuscrito será submetido à detecção de plágio com a ajuda de um software específico.
3ª etapa - Avaliação duplo-cega por pares
Dois especialistas na temática da pesquisa serão escolhidos pelo editor associado para avaliar o manuscrito. O prazo para avaliação e resposta ao editor é de 30 dias. Caso os pareceristas indicados não cumpram o prazo, haverá uma negociação quanto à extensão do prazo ou indicação de novo parecerista.
Serão avaliados os seguintes aspectos do manuscrito:
- a estrutura e a qualidade da redação;
- a originalidade e a relevância do conteúdo;
- a clareza do recorte da pesquisa e seus objetivos;
- a pertinência da metodologia em relação aos objetivos;
- a atualidade, pertinência e abrangência das referências;
- a qualidade da fundamentação teórica e do desenvolvimento do manuscrito;
- a consistência dos resultados e a qualidade da discussão;
- a qualidade e pertinência das figuras, tabelas e gráficos.
Para obter maiores detalhes sobre os parâmetros avaliativos, conheça o formulário de avaliação aqui.
Após a avaliação pelos pares, os editores associados tomarão conhecimento dos pareceres e recomendarão as seguintes opções: a) aceitar para publicação; b) aceitar para publicação com correções obrigatórias; c) submeter novamente para avaliação; d) submeter para outra revista; e) rejeitar para publicação.
Poderão ser realizadas quantas rodadas de avaliação os editores julgarem necessárias.
4ª etapa - Revisão, tradução e editoração
Após aceite final do artigo, os editores poderão exigir uma revisão técnica de português, a ser realizada por revisores indicados ou aprovados pela revista. O custo da revisão será de responsabilidade dos autores.
A Revista Paranoá incentiva os autores de artigos aceitos para publicação a realizar a tradução dos mesmos para o inglês para ampliar o alcance dos trabalhos, facilitando a internacionalização das pesquisas. No entanto, o custo da tradução será de responsabilidade dos autores. Reforçamos que a tradução é discricionária, mas altamente recomendada.
Os artigos aprovados são publicados em até 1 ano, no máximo, considerando a data de submissão.
A taxa de rejeição dos artigos na 1ª etapa foi de 57% em 2021.
A taxa de rejeição a partir da 3ª etapa foi de 30% em 2021.
Periodicidade
A Paranoá tem periodicidade Anual em modo de publicação contínua, ou seja, cada artigo é publicado imediatamente após a aprovação e diagramação.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...