O impacto do transporte no ciclo de vida e na adoção dos tubos de PVC e PEX em um país de dimensões continentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n34.2023.10

Palavras-chave:

Tubo de PVC, Tubo PEX, Avaliação do Ciclo de Vida, Transporte

Resumo

O setor de transportes e a construção civil são exemplos de ramos da economia que, ao mesmo tempo em que se expandem, aumentam suas participações nas emissões de CO2 na atmosfera, contrariando os conceitos de desenvolvimento sustentável. Um artifício que pode contribuir com a melhoria desse panorama é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), metodologia que estuda a conduta ambiental de atividades e/ou produtos. Porém, apesar de ser uma ferramenta eficiente, grande parte das ACVs tem ignorado as influências do transporte, ato que pode resultar em dados equivocados, principalmente, em países com dimensões continentais, como o Brasil. Ainda, é observado certa carência de ACVs para produtos de sistemas prediais. Nesse contexto, objetiva-se detectar qual a participação do transporte na emissão de CO2 no ciclo de vida de tubulações em PVC e PEX. Para tal foi avaliado o transporte rodoviário entre fábricas brasileiras e cidades estratégicas do país, fazendo o uso de bases de dados e software de modelagem. Verificou-se que para a região norte o transporte de PEX pode ser responsável por até 76% das emissões de gás carbono do ciclo de vida do material, enquanto que na região sudeste o índice não ultrapassou 3% para ambas as tubulações.

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Biografia do Autor

Rigley Gonçalves, Universidade Federal de Catalão, Faculdade de Engenharia, Programa de Pós-graduação em engenharia civil

Possui graduação pela Universidade Federal de Goiás e atualmente é aluno regular do curso de mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Catalão, na linha de gestão, tecnologia e sustentabilidade na construção civil, desenvolvendo estudos relacionados com o comportamento ambiental de componentes de sistemas prediais. Foi aluno cientista pesquisador no projeto Engenharia Legal, na Universidade Federal de Goiás, voltado a desenvolver e analisar técnicas sustentáveis que possam contribuir com o meio ambiente e impulsionar a economia.

Heber Martins de Paula, Universidade Federal de Catalão, Faculdade de Engenharia, Programa de Pós-graduação em engenharia civil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Curso de Mestrado em Engenharia Civil Estruturas e pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto do curso de Engenharia Civil e dos Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (linha de Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção Civil) da Universidade Federal de Catalão. Tem experiência na área de construção civil, desenvolvimento de novos materiais e instalações hidrossanitárias prediais, atuando como projetista e docente de Sistemas Prediais Hidrossanitário, Construção Sustentável e Acompanhamento de obras. Foi vencedor da 20ª. Edição do Prêmio CBIC (antigo prêmio Falcão Bauher) de Inovação e Sustentabilidade, categoria Pesquisa. Coordenador de Pesquisa da UFG/Regional Catalão (2015 e 2016), Coordenador de Administração e Finanças UFG/RC (2018-2019) e, atualmente, Pró-Reitor Pró-Tempore de Administração e Finanças da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

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Publicado

06-07-2023

Como Citar

César Matias Gonçalves, R., & Martins de Paula, H. (2023). O impacto do transporte no ciclo de vida e na adoção dos tubos de PVC e PEX em um país de dimensões continentais. Paranoá, 16(34), 1–22. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n34.2023.10

Edição

Seção

Água e Mudanças Climáticas

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