Análise sobre o ensino de estruturas em madeira nas escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.06

Mots-clés :

Ensino, estruturas de madeira, escolas de arquitetura

Résumé

O objetivo do presente artigo, consiste na realização de um levantamento (quantitativo e qualitativo) onde foram verificados a ocorrência, a carga horária e o conteúdo programático da disciplina de Estruturas em Madeira, ou Sistemas Estruturais em Madeira, nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, com o intuito de se obter uma percepção atual e real sobre o ensino da disciplina. Este artigo toma por base, uma investigação em andamento na Tese de Doutorado do Arquiteto Ailton Cabral Moraes, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB), sob a orientação do Professor Dr. Ivan Manoel Rezende do Valle. O levantamento dos dados foi realizado a partir da análise “on-line” dos Projetos Pedagógicos, Ementas e Matrizes Curriculares das 466 Escolas de Arquitetura e Urbanismo regulares no país, listadas pela ABEA - (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura). Os valores encontrados são surpreendentes e traduzem de forma clara um dos principais motivos da desvalorização e da baixa utilização da madeira no Brasil: a falta de conhecimento do material pelos arquitetos brasileiros, fruto de um ensino insuficiente e muitas vezes inexistente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

APRILANTI, Mônica Duarte. A experimentação construtiva em madeira como instrumento de ensino-aprendizagem nas escolas de arquitetura. 2019. - Universidade de São Paulo, [s. l.], 2019.

BITTENCOURT, Rosa Maria; TERNI, Antônio Wanderley. Ensino de projeto de estruturas e sistemas construtivos em madeira: uma proposta didático-pedagógica. In: 2004, Cuiabá - MT. IX EBRAMEM - Encontro Brasileiro em Madeiras e Estruturas em Madeira. Cuiabá - MT [s. n.] p. 15.

BONFIM, Mayara de Souza; NOLASCO, Adriana Maria; INDIANI, Giovana Ronconi. Avaliação do ensino sobre madeira nos cursos de Engenharia e Arquitetura no Estado de São Paulo. In: 2011, Blumenau - SC. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2011). Blumenau - SC [s. n.] p. 6.

CAU-BR. Manual do Arquiteto e Urbanista. Brasíllia - DF: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU / BR, 2016.

JUNIOR, Carlito Calil. A educação da Engenharia da Madeira no Brasil: O Programa do LaMEM. In: 1998, Florianópolis - SC. VI EBRAMEM - Encontro Brasileiro em Madeiras e Estruturas em Madeira. Florianópolis - SC [s. n.] p. 8.

MELO, Júlio Esutáquio de. Disciplina Sistemas Estruturais em Madeira - Apostila de Curso. Brasíllia - DF [s. n.].

PLETZ, Everaldo. Ensino de Construções de Madeira nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. In: 2002, Uberlândia - MG. VIII EBRAMEM - Encontro Brasileiro em Madeiras e Estruturas em Madeira. Uberlândia - MG [s. n.] p. 6.

Téléchargements

Publié-e

2020-05-28

Comment citer

Cabral Moraes, A., & Manoel Rezende do Valle, I. (2020). Análise sobre o ensino de estruturas em madeira nas escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil . Paranoá, 13(26), 82–95. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.06

Numéro

Rubrique

Dossiê de Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.