Contribuições para a redução dos níveis de severidade dos acidentes nas vias de Brasília: riscos nas laterais das vias
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.12Mots-clés :
acidentalidade; severidade; obstáculos fixos; defesas laterais; ações sobre a via.Résumé
Esse trabalho pressupõe que uma parcela dos acidentes de trânsito ocorridos em Brasília poderia ter sido evitada ou ter significativa diminuição dos níveis de severidade caso as vias de Brasília realmente tivessem sido projetadas, construídas e mantidas conforme as normas e padrões de segurança no trânsito. O objetivo do estudo foi o de identificar e mapear os pontos de risco alto nas áreas adjacentes das principais vias do Plano Piloto de Brasília. Foram identificados, classificados e mapeados um total de 2058 (dois mil e cinquenta e oito) pontos de risco alto. A partir desse levantamento foi possível apresentar ações para a redução da acidentalidade e dos níveis de severidade dos acidentes nas vias de Brasília.
Téléchargements
Références
ABNT (2016) NBR 15486 ”“ Segurança no tráfego ”“ Dispositivos de contenção viária ”“ Diretrizes de projeto e ensaios de impacto. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro.
AMBEV e FALCONI (2017) Retrato da Segurança Viária 2017. Disponível em https://www.ambev.com.br/conteudo/uploads/2017/09/Retrato-da-Seguran%C3%A7a-Vi%C3%A1ria_Ambev_2017.pdf
CGEE (2012) Subsídios em CT&I para uma Política de Segurança no Trânsito ”“ Relatório Final. Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Brasília.
IPEA (2015) Estimativa dos Custos dos Acidentes de Trânsito no Brasil com Base na Atualização Simplificada das Pesquisas Anteriores do Ipea - Relatório de Pesquisa. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília.
Nodari, C. (2003) Método de avaliação da segurança potencial de segmentos rodoviários rurais de pista simples. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Rio Grande do Sul. Disponível em http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/publicacoes/christine_t_nodari.pdf
OMS (2009) Global status report on road safety: time for action. Genebra, World Health Organization. Disponível em www.who.int/violence_injury_prevention/road_safety_status/2009. Acesso em Jan/2019.
Peden, M.; Scurfield, R.; Sleet, D.; Mohan, D.; Hyder, A. A.; Jarawan, E.; e Mathers, C. (2004) World report on road traffic injury prevention. World Health Organization, Genebra.
Sampedro, A. T. (2006) Procedimento para Avaliação da Segurança de Tráfego em Vias Urbanas. Dissertação de Mestrado, Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro.
Tenório, G.; e Santos Júnior, R. (2010) O Programa de Transporte Urbano de Brasília: discussão e especulações - uma abordagem ambiental. Paranoá: Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 5(5). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n5.2010.15483
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).