O papel da universidade na gestão de resíduos sólidos: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Auteurs-es

  • Raphael Tobias de Vasconcelos Barros

DOI :

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n7.2012.12317

Mots-clés :

Gestão de resíduos sólidos, Academia, Novas ordens e atitudes

Résumé

Este século trouxe muitas demandas novas para a gestão dos resíduos sólidos no Brasil. Concernente a alguns geradores específicos (como, por exemplo, serviços de saúde e empresas indus- triais), as leis são muito mais rígidas e existe uma pressão forte para reciclagem de resíduos domésticos - embora seu cumprimento possa levar muito tempo. As universidades desempenham um papel fundamental na sociedade: ao mesmo tempo criam e difundem o conhecimento, e devem ser uma referência em termos de atitudes, formando alunos, quer como profissionais, quer como cidadãos. Este estudo procura relacionar o que acontece na Universidade Federal de Minas Gerais, e na cidade de Belo Horizonte em termos de gestão dos resíduos sólidos. O ensaio considerou exigências externas (leis federais, estadu- ais e locais, as ações gestão ambiental e urbana da cidade, do judiciário - na figura dos promotores públicos - e da sociedade) e disposições internas (administração da universidade e comunidade acadêmica), tentando estabelecer elos entre a cidade e a Universidade. A premissa é que os membros da comunidade acadêmica tendem a se comportar do mesmo modo que o cidadão comum, não exercendo o poder de difusor de conhecimentos transformadores da sociedade. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2012-12-29

Comment citer

Barros, R. T. de V. (2012). O papel da universidade na gestão de resíduos sólidos: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Paranoá, 5(7). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n7.2012.12317

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.