Brasília entre preservação e modernidade: um edifício público sustentável - o caso do Palácio Itamaraty
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n5.2010.15501Mots-clés :
Reabilitação, Luz natural, Edifício sustentávelRésumé
Este artigo apresenta uma reflexão acerca das questões relacionadas à preservação e à modernização dos edifícios, em relação ao atendimento das novas demandas de sustentabilidade ambiental. Aborda uma experiência acadêmica, realizada no âmbito do Programa de Pós Graduação da Universidade de Brasília, que propõe a reabilitação ambiental de um edifício público moderno - o Plaácio Itamaraty, para o qual apresentam-se propostas para a eficientização com foco na sustentabilidade, considerando-se as necessidades de preservação do mesmo como bem tombado. Empregam-se métodos diferenciados para análise, diagnóstico e propostas, tais como medições in loco, simulações computacionais e cálculos, visando verificar as propostas com relação à otimização de iluminação e ventilação natural, proteções solares e melhoria do conforto térmico. Conclui-se que a intervenção neste tipo de edifício, importante representante da arquitetura moderna brasileira, é perfeitamente possível e traria grandes benefícios em termos de sustentabilidade, sem penalizar as características originais e emblemáticas do mesmo.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).