A urbanização das “Ordenações do Reino”
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12043Palabras clave:
Ordenações, Regulação urbana, Urbanística, Colônia brasileiraResumen
Por mais de trezentos anos, ao longo de todoo período colonial no Brasil ”“ e avançando peloImpério até a República ”“, Ordenações do Reinode Portugal constituíram o fundamento normativode um sofisticado sistema administrativo e jurídicode ocupação e controle dos territórios. Eramlivros sucessivamente reimpressos e amplamentedistribuídos por meio dos agentes da Coroa. Emdiversos momentos tais textos tratavam de edificaçõese de sua relação entre si e com o espaçopúblico e com outras edificações. A disposiçãode aberturas ”“ privacidade, vista, iluminação ”“,a construção sobre a rua, as paredes entre vizinhos,as águas pluviais, a partilha de casaseram alguns dos temas de que se encarregavao almotacé, um agente dos Concelhos locais.Tais princípios regulares, e sua ampla difusão,podem ter desempenhado um papel na constituiçãoda uniformidade hoje visível nas cidadesluso-brasileiras. O presente artigo traz uma breveanálise da edição, a difusão e o conteúdo de algunsdestes valores, com o objetivo de subsidiarinvestigações sobre a medida de tal influência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).