Sensibilidade de parâmetros de um modelo de cálculo para a simulação do ambiente acústico urbano
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n11.2014.12086Palabras clave:
Simulação acústica, Mapeamento de ruído, Parâmetros acústicos, Conforto acústicoResumen
A aplicabilidade do modelo de cálculo francês NMPB Routes 2008 para simulação do ruído ambiental urbano em uma cidade brasileira é abordada nesse artigo, considerando-se uma análise da sua sensibilidade aos parâmetros de entrada. Para isso o modelo de cálculo é aplicado em uma fração urbana da cidade de São Carlos - SP, através do programa computacional Cadna-A. A análise comparou dados de campo e dados simulados, além de serem realizadas simulações promovendo-se alterações nas configurações dos dados de entrada. Os parâmetros verificados com a análise de sensibilidade foram as condições meteorológicas, a duração do tempo de amostra do fluxo de veículos, a porcentagem de motocicletas em campos destinados ao número de veículos leves ou de veículos pesados, a velocidade dos veículos, o tipo de pavimentação, a declividade da via e a direção de fluxo de veículos, as alturas dos edifícios e as alturas de receptores, o tipo de fonte sonora e a quantidade de fontes sonoras inseridas por vias. Com exceção das condições meteorológicas, os resultados apontaram que o modelo, de uma forma geral, é sensível à maioria dos parâmetros analisados. Observou-se, no entanto, que alguns campos podem ser ajustados para que a simulação seja mais fidedigna aos dados reais.Palavras-Chave: simulação acústica, mapeamento de ruído, parâmetros acústicos, conforto acústico.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).