Climate change: how to fight destructive effects in urban areas - concepts, planning approaches and measures in Germany
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n7.2012.12308Palabras clave:
Mudanças climáticas, Prevenção de emissão de gases efeito estufa (CO2 ), Planejamento ambiental integrado, Sensoriamento remoto e SIGResumen
Enfrentar os desafios impostos pelas mudan- ças climáticas na Alemanha tem sido objeto de politicas públicas tanto no âmbito dos governos locais como federal sendo uma das prioridades a substituição das fontes de energia tradicionais por fontes renováveis. Implementar tecnologias mais eficientes em relação a redução de emissões de CO2 e promover adaptações do espaço urbano aos picos climáticos se constitui na tônica do planejamento urbano. O trabalho apresenta exemplos do que vem sendo implementado na Alemanha e como o planejamento ambiental vem apoiando as decisões sobre uso e ocupação do solo urbano e possibilitado ações de re- dução da impermeabilização do solo e criação de mais áreas verdes urbanas. O uso de senso- riamento remoto e sistema de informações tem sido as ferramentas utilizadas para este tipo de planejamento integrado. Por fim, vale destacar que mesmo diante de resultados positivos não são poucas as reações negativas a mudança de abordagem e reação as inovações.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).