Diretriz de reabilitação de vias para pedestres em espaços urbanos:
conforto térmico como estratégia de sustentabilidade em Taguatinga-DF
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.06Mots-clés :
superfícies; espaço urbano; conforto ambiental; pedestres; vegetação.Résumé
A forma urbana atinge de maneira direta o uso do espaço. O processo de urbanização envolve a troca de parte das áreas permeáveis por pavimentação, a construção de edificações que alteram ou impossibilitam o fluxo natural dos ventos, a inércia térmica e até mesmo o micro-clima. Essas alterações podem gerar o desconforto térmico à queles que utilizam o espaço. Diante disso, diversos estudos abordam os fatores que geram o desconforto térmico e as possíveis soluções de mitigação do problema, visando favorecer a utilização do espaço urbano de maneira confortável. Este artigo analisa, à luz de estudos já realizados e a partir de medições de temperatura de superfície em espaço de passagem para pedestres em meio urbano inserido em clima tropical, a diferença de temperatura entre superfícies de passagem e o ar local, visto que o primeiro influencia o micro-clima e pode gerar desconforto. A partir de resultados obtidos, propõe-se uma estratégia de melhoria do conforto térmico.
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