Urgências de arquivo: dispositivos estéticos de implicação na pesquisa de três acervos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n32.2022.18Palavras-chave:
arquivos, urgências, pesquisa, ação, cidadeResumo
Este artigo pretende reunir diferentes práticas de pesquisa com arquivos privados, no intuito de evidenciar a disposição para escuta e observação, e não somente a necessidade de questionamento e interrogativa, diante dos conjuntos documentais e suas formas de organização. As perguntas aos arquivos nos guiam nas pesquisas pelas quais chegamos a eles. Mas o arquivo tem também suas demandas, entre aquelas projetadas por seus gestores e aquelas solicitadas pela (sobre)vida das imagens (DIDI-HUBERMAN 2013) e documentos. Como atentar para os desafios que os arquivos nos colocam no meio do caminho das perguntas que nos levaram até eles? Como podemos elaborar essas demandas, sutis e às vezes quase imperceptíveis? Em que medida perceber esses desafios e elaborar em torno dessas demandas são atividades que se dão no âmbito do sensível e implicam uma reconfiguração da política da estética? Para tentar responder a essas perguntas vamos apresentar três situações de pesquisa em arquivo que evidenciam diferentes dispositivos estéticos de investigação vinculados a fabular, ouvir e transbordar. Esses três conjuntos documentais - Acervo Aracy Esteve Gomes, Acervo Arlete Soares e Zumvi Arquivo Afro Fotográfico - colocam solicitações distintas ao corpo-pesquisador, mostrando que, ao tempo que investigamos modos de fazer o documento falar, é importante dele se aproximar com uma escuta sensível, de modo a colocar em relação o que nos mobiliza, enquanto pesquisadores, e o que mobiliza o arquivo, enquanto corpo (não somente) documental pulsante.
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. O anjo da história. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
COX, R. J. Arquivos pessoais: um novo campo profissional. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
DE LA CADENA, Marisol. Natureza incomum: histórias do antropo-cego. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 69, p. 95-117, abr. 2018.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo. Uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
FARGE, A. O sabor do arquivo. São Paulo: EDUSP, 2017.
HARTMAN, Saidiya. Vênus em dois atos. Revista Eco-Pós, 23(3), 12–33. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i3.27640.
HARTMAN, Saidiya. Wayward Lives, Beautiful Experiments. London: Serpent’s Tail, 2019.
INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 18, n. 37, p. 25-44, jan./jun. 2012
MIRANDA, W. M., SOUZA, E. M. Crítica e coleção. Belo Horizonte: Editora UFMG,
MORTIMER, J.; DRUMMOND, W. Salvador anos 70: Mario Cravo Neto e a cena cultural. Salvador: Edufba, 2022 (no prelo).
MORTIMER, J; DRUMMOND, W. (org.). Entre imagem e escrita: Aracy Esteve Gomes e Salvador. Salvador: Edufba, 2020.
MORTIMER, J. Arquiteturas do olhar. Belo Horizonte: Com Arte, 2017.
NAVAS, A. M. Fotografia e poesia (afinidades eletivas). São Paulo: Ubu, 2018.
OTTE, G. VOLPE, M. Um olhar constelar sobre o pensamento de Walter Benjamin. In. Fragmentos, número 18, p. 35/47 Florianópolis/ jan - jun/ 2000.
RANCIÈRE, J. A estética como política. In: Devires, Belo Horizonte, V. 7, N. 2, P. 14-36, Jul/Dez 2010.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.: Ed. 34, 2005.
SANTOS, L. R. Entrevista. in Revista Zum, Rio de Janeiro, 2019.
SCHUCMAN, L. Entre o "encardido", o "branco" e o "branquíssimo": raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. Tese de doutorado. Instituto de Psicologia da USP. 2012.
SILVA, Deise Lima. Arquivos Urbanos de Salvador: entre o Zumvi Arquivo Afro Fotográfico e Pau da Lima. Trabalho Final de Graduação. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA. 2022.
SOARES, Arlete. Cidade, imagem arquivo. Mesa temática no Congresso UFBA, com Arletes Soares e Aristides Alves. 2021a.
SOARES, Arlete. Entrevista. Transcrição de entrevista desenvolvida para o projeto de pesquisa “Cidade, imagem, arquivo”. 2021b.
TAVARES, F. Experimentos metodológicos insurgentes na prática de Arquitetura e Urbanismo ou modos de fazer-junto nas relações da cidade. Trabalho Final de Graduação. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA. 2022.
VELLOSO, R. Urbano-constelação. Belo Horizonte: Cosmópolis/UFMG, 2022.
WEIZMAN, E. Forensic Architecture: Violence at the Threshold of Detectability. New York: Zone Books, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paranoá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).