Métodos de pesquisa para a profissão arquitetônica: uma resenha crítica
AKŠAMIJA, Ajla. Research methods for the architectural profession. Nova Iorque: Routledge, 2021.
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n32.2022.06%20Palavras-chave:
metodologia da pesquisa, arquitetura, projeto de arquiteturaResumo
O presente trabalho apresenta uma resenha crítica do livro Research methods for the architectural profession, Métodos de pesquisa para a Profissão Arquitetônica, lançado em 2021. O livro, ainda sem tradução para o português, aborda aspectos importantes sobre as pesquisas voltadas à arquitetura, tanto no âmbito acadêmico quanto no sentido da prática profissional. O campo da pesquisa em arquitetura ainda se ressente de volumes que apontam caminhos metodológicos claros, de modo que o livro pode ser considerado uma importante peça para suprir essa demanda. A resenha se divide em cinco partes: apresentação, composição da obra, conteúdo, ponderação crítica e sobre a autora. Desenvolvemos essa resenha como duplo convite, para que se conheça sobre o livro e para que outros pesquisadores se encorajem a contribuir sobre pensamentos metodológicos da pesquisa em arquitetura, sobretudo àquelas voltadas a chamada: metodologia da pesquisa arquitetônica baseada na prática, da qual a autora é pioneira.
Downloads
Referências
AKŠAMIJA, Ajla. Research methods for the architectural profession. Nova Iorque: Routledge, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paranoá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).