A permanência das trilhas de Bonet. Experiência do Projeto "Melhoria da Urbanização Punta Ballena"
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.14Palavras-chave:
Patrimônio, SustentabilidadeResumo
A urbanização Punta Ballena localizada no Departamento de Maldonado ”“ Uruguai, foi projetada pelo Arquiteto Antonio Bonet Castellana entre os anos 1947/1950 e declarada Monumento Histórico Nacional em 2009. A intervenção claramente Moderna e inserida em uma floresta artificial pré-existente , é estruturado a partir de sua malha viária, que separa o veículo do pedestre criando caminhos que, por meio de passarelas elevadas, atravessam as vias veiculares, gerando continuidade espacial e paisagística. O layout original não existe mais hoje. A maioria dos caminhos de pedestres foi borrada e todas as passarelas elevadas foram perdidas. Este trabalho relata a experiência do Projeto "Aprimoramento da Urbanização Punta Ballena" onde o processo de Significado Cultural da CARTA DE BURRA, 1979 (ICOMOS-Austrália) é utilizado como base metodológica, para abordar o objetivo específico de patrimonialização do território na perspectiva do Património Moderno. O objetivo geral é vincular esse processo de pertencimento à Comunidade com sua paisagem, com a necessidade e o direito de permanência em nosso território como diferencial de representação social do ponto de vista da sustentabilidade e preservação do patrimônio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Paranoá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).