Cultural hybridity and vigor in the decolonised architectural curriculum

Autores

  • Roger Fisher Department of Architecture, University of Pretoria
  • Mary E. Lange Centre for Communication, Media and Society, University of KwaZulu-Natal
  • M. Emmanuel N. Nkambule Department of Architecture, Tshwane University of Technology

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n18.2017.01

Palavras-chave:

Ensino de Arquitetura, Descolonização, Raciocínio visual

Resumo

Descolonizar o ensino-aprendizagem em Arquitetura requer questionar o que é pertinente a uma sociedade multiracial, multicultural e multiliguistica e ao mesmo tempo adequado a uma disciplina internacionalista. Examinamos conceitos de “descolonização” e “descolonialidade” em seu desenvolvimento, especialmente no hemisfério sul e como eles podem formar um contexto apropriado para refletir sobre um currículo de Arquitetura descolonizado. Também examinamos os conceitos de multivocalidade e inteligência múltipla para propor um quadro de referência para ensino na disciplina de Arquitetura, considerando o raciocínio visual como sua ortografia e lexicografia, atuando como uma língua franca pancultural adequada para o ensino nessa disciplina.

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Como Citar

Fisher, R., Lange, M. E., & Nkambule, M. E. N. (2017). Cultural hybridity and vigor in the decolonised architectural curriculum. Paranoá, 10(18). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n18.2017.01

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

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