Considerações sobre o ensino e aprendizagem de estrutura nas escolas de Arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.01Palavras-chave:
Concepção estrutural, Ensino de estrutura, Aprendizagem de estrutura, Estrutura arquitetônicaResumo
O artigo discute aspectos intervenientes no ensino e na aprendizagem de estrutura nas escolas de Arquitetura, com vistas ao seu aprimoramento. Demonstra a relação intrínseca entre forma arquitetônica e estrutura, e a responsabilidade do arquiteto como conceptor da obra em sua totalidade. Profissionais e projetos exemplares são apresentados como referências. São analisadas as possíveis razões históricas para justificar a dúvida recorrente sobre a competência do arquiteto para resolver a estrutura, face à coexistência profissional com o engenheiro no mesmo campo de atuação. Apresentam-se propostas de procedimentos didáticos para as disciplinas de estrutura, com ênfase nos desafios da vida profissional, em especial, a clareza sobre as etapas de desenvolvimento do projeto estrutural e o diálogo com os demais projetistas em busca de qualidade e inovação.
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Referências
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