Considerações sobre o ensino e aprendizagem de estrutura nas escolas de Arquitetura

Autores

  • Yopanan Conrado Pereira Rebello YCON Engenharia Ltda
  • Maria Amélia Devitte Ferreira D'Azevedo Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.01

Palavras-chave:

Concepção estrutural, Ensino de estrutura, Aprendizagem de estrutura, Estrutura arquitetônica

Resumo

O artigo discute aspectos intervenientes no ensino e na aprendizagem de estrutura nas escolas de Arquitetura, com vistas ao seu aprimoramento. Demonstra a relação intrínseca entre forma arquitetônica e estrutura, e a responsabilidade do arquiteto como conceptor da obra em sua totalidade. Profissionais e projetos exemplares são apresentados como referências. São analisadas as possíveis razões históricas para justificar a dúvida recorrente sobre a competência do arquiteto para resolver a estrutura, face à coexistência profissional com o engenheiro no mesmo campo de atuação. Apresentam-se propostas de procedimentos didáticos para as disciplinas de estrutura, com ênfase nos desafios da vida profissional, em especial, a clareza sobre as etapas de desenvolvimento do projeto estrutural e o diálogo com os demais projetistas em busca de qualidade e inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COELHO, Frederico (org.). Museu de Arte Moderna: arquitetura e construção. Cobogó, Rio de Janeiro, 2010.

LEITE, Maria Amélia D. F. D´A. O Ensino de Tecnologia em Arquiteturalo e Urbanismo, Dissertação de Mestrado, FAUUSP, São Paulo, 1998.

MASINI, Lara V. Antoni Gaudí. Sansoni editore, Firenze, 1977.

MÓDULO. Edição 89/90; 70 ”“ 71, jan/ fev/ mar/ abril, 1986.

PETIT, Jean. Niemeyer, poeta da arquitetura. Fidia Edizione d’Arte, Lugano, 1995.

Downloads

Publicado

31-12-2015

Como Citar

Rebello, Y. C. P., & D’Azevedo, M. A. D. F. (2015). Considerações sobre o ensino e aprendizagem de estrutura nas escolas de Arquitetura. Paranoá, 8(15). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.01

Edição

Seção

Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade