Constatações, questões e proposições acerca do papel da Pós-Graduação na formação do pensamento sobre as escalas do planejamento e desafios a gestão metropolitana no Brasil

Autores

  • Olga Lúcia C. de Freitas Firkowski Departamento de Geografia Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Gestão, Região metropolitana, Formação, Planejamento

Resumo

O texto tem por objetivo registrar os principais elementos apontados na intervenção realizada no âmbito da participação na mesa redonda intitulada O papel da Pós-Graduação na formação do pensamento sobre as escalas do planejamento e desafios a gestão metropolitana e de cidades médias. Estrutura-se por meio de três partes, dedicadas respectivamente a: constatações, questões e proposições. No interior de tais partes trabalha-se sempre com duas dimensões: uma relativa ao processo de formação no âmbito da pós graduação e outra relativa ao objeto prioritário de análise, aqui delimitado como o metropolitano, tanto relativo ao fenômeno metropolitano em si, quanto ao recorte institucional representado pelas regiões metropolitanas. A construção do texto ancora-se em diversas indagações, buscando contribuir e motivar o pensamento crítico sobre as práticas correntes no meio acadêmico e sobre seu distanciamento da realidade política do planejamento e gestão no Brasil, sobretudo
quando se toma as regiões metropolitanas como centro da análise.

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Publicado

01-08-2013

Como Citar

Firkowski, O. L. C. de F. (2013). Constatações, questões e proposições acerca do papel da Pós-Graduação na formação do pensamento sobre as escalas do planejamento e desafios a gestão metropolitana no Brasil. Paranoá, 6(8), 35–42. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10614

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